Febraban emite manifesto após ameaça do governo federal
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
A Febraban decidiu divulgar entre hoje e amanhã uma nota oficial em que reafirmará o seu compromisso com a democracia e com o estado de Direito.
O objetivo será tentar botar um ponto final na tempestade criada desde sábado com a ameaça da Caixa e do Banco do Brasil de se desligarem da entidade por causa da adesão, decidida na sexta-feira passada pelo conselho da entidade, ao manifesto “A Praça dos Três Poderes”, capitaneado pela Fiesp.
Desde que Caixa e BB anunciaram a intenção de sair da Febraban se o manifesto fosse publicado instalou-se uma crise inédita na entidade que representa os grandes bancos brasileiros.
A partir das reclamações lideradas pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que viu no documento um ataque ao governo Bolsonaro, bancos que assinaram o manifesto pisaram no freio. BTG Pactual e Safra, entre eles.
O fato é que a assinatura da Febraban no manifesto, que havia sido aprovado na sexta-feira passada por 14 bancos (BTG, Itaú, Bradesco, Safra, Citibank, JP Morgan, Credit Suisse, entre outros) hoje tem pouquíssimas chances de sair. E, se sair, menos chances ainda tem de contar com a chancela da Febraban.
A entidade dividiu-se. E hoje reza para que a Fiesp nunca publique esse manifesto, o que permitiria a Febraban não precisar mais discutir esse vespeiro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf