Gleisi informa que PT não irá a atos que xinguem Lula e o partido

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que todas as manifestações organizadas em defesa da democracia e a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) são válidas, mas ressaltou que o partido não participará de nenhum ato que faça ataques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à própria legenda.

“Não iremos em nenhum manifestação que ataque Lula e o PT”, declarou a parlamentar em entrevista ao UOL News. Segundo Hoffmann, esses atos precisam de tempo para serem organizados em conjunto com partidos e movimentos sociais na construção de uma “pauta unitária”, a fim de encontrar “pontos de convergência” para evitar ataques mútuos.

A deputada paranaense defendeu a legitimidade das manifestações contra a “escalada autoritária” do governo Bolsonaro ocorridas ontem em algumas cidades do país organizadas pelo MBL (Movimento Brasil Livre), e explicou que o partido que ela preside não foi convidado para organização e, por isso, a base de apoiadores do PT não foi mobilizada – a legenda, aliás, não aderiu ao ato.

Com pouca adesão, o protesto organizado pelo MBL tinha como pauta prioritária o impeachment de Jair Bolsonaro, mas alguns dos presentes também fizeram críticas a Lula e pediam uma saída alternativa que não o atual mandatário e o ex-presidente petista nas eleições de 2022.

Ao UOL News, a política destacou que “esse é um problema das manifestações não articuladas e organizadas com visão de amplitude” e que, por isso, “não dava para a gente participar dos atos”.

Gleisi Hoffmann pontuou que, hoje, o “ponto de convergência” que une o PT, o MBL, dentre outros movimentos sociais e partidos políticos é o “fora Bolsonaro, o impeachment”, a luta contra “o campo do fascismo, da extrema-direita e do autoritarismo”.

“Temos consciência que a democracia é vital para que a sociedade brasileira debata e construa seus rumos. O foco é tirar o Bolsonaro”, Gleisi Hoffmann

Por fim, a deputada destacou que na semana passada houve uma reunião entre 10 partidos para a construção de manifestações contra o governo e em defesa da democracia que deverão ocorrer no primeiro final de semana de outubro e no dia 15 de novembro. Entre as legendas, estão, além do PT, o PSOL, PCdoB, PSB, PDT, Solidariedade, Rede, Novo, PV e Cidadania. PSDB e MDB, por exemplo, não aderiram à reunião, mas serão convidados para os atos, explicou.

Em relação a participação do ex-presidente Lula nesses protestos, a parlamentar disse que o ex-presidente não está envolvido na organização, mas isso não impede “que ele venha a participar” de grandes atos no futuro, com pautas amplas e adesão de diversas frentes.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf