Governo do Talibã obriga homens a usarem barba

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: WAKIL KOHSAR / AFP

O Talibã proibiu cabeleireiros da província de Helmand, no Afeganistão, de raspar ou aparar barbas. O grupo fundamentalista alega que o hábito viola a lei islâmica Sharia. O anúncio foi feito com um aviso levado aos estabelecimentos locais neste domingo mas profissionais de outras cidades, como Cabul, dizem que também já receberam ordens semelhantes.

“Informo que a partir de hoje fazer a barba e tocar música em barbearias e banheiros públicos está estritamente proibido. Se forem descobertos, serão tratados de acordo com os princípios da Sharia e não terão o direito de fazer reclamações”, dizia a comunicado, segundo informou a emissora CNN.

A decisão é um sinal de que o Talibã deve seguir medidas de acordo com seu governo anterior (1996-2001), ao contrário do que chegou a ser anunciado logo após a tomada de poder no mês passado.

O mulá Nooruddin Turabi já reforçou o posicionamento em anúncio recente, quando informou que o grupo ia retomar amputações e execuções para deter criminosos. No sábado, integrantes do Talibã na cidade de Herat mataram quatro supostos sequestradores e penduraram seus corpos em público.

— Os combatentes continuam vindo até aqui e nos mandam parar de aparar barbas. Um deles me disse que podem enviar inspetores disfarçados para nos pegar — desabafou em entrevista à BBC um barbeiro que trabalha em Cabul.

O dono de uma das maiores redes de salões da capital teme não conseguir manter a renda. Ele conta que recebeu um telefonema de alguém que afirma ser um funcionário do governo e foi instrupido a “parar de seguir os estilos americanos” e não raspar ou aparar a barba de ninguém.

Sob condição de anonimato, outros profissionais também revelaram que pensam em desistir do trabalho.

— Por muitos anos, meu salão foi um lugar para os jovens se barbearem conforme desejassem e ficarem na moda. Não adianta continuar com esse negócio — lamentou à BBC.

— Salões de beleza e barbeiros estão se tornando negócios proibidos. Este foi o meu trabalho por 15 anos e não acho que posso continuar — afirmou mais um barbeiro.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf