Impressiona aprovação baixa de Bolsonaro entre quem não é militante

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Paulo Lopes/AFP

Nos sete dias seguintes às manifestações de 7 de Setembro, a aprovação do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais foi de 2% na opinião pública não militante. Considerando todos os dias de setembro até aqui, o índice é de 9,6%, de acordo com a .MAP, agência de análise de dados.

A reprovação quase total a Bolsonaro se dá numa semana em que a política esteve no centro dos debates das redes: foi responsável por 67% dos comentários nas redes sociais.

Fora das “bolhas” da direita à esquerda, porém, a opinião pública não militante concentra a sua participação em temas do dia-a-dia, com saúde mental sendo responsável por 12,5% de participação, impulsionada pelo Setembro Amarelo. Na sequência, o emprego (9%), educação à distância (7,4%) e diversidade (7,4%) dominaram os debates.

A polarização política concentrou 29,5% dos comentários no período entre aqueles que se identificam com a direita do espectro político. Esse público também participou do debate sobre a “Nota à Nação” de Bolsonaro (15,49%) e a paralisação dos caminhoneiros (9,59%). O grupo ainda se mobilizou contra o impeachment de Bolsonaro e fez ataques ao STF, à vacinação e à manifestação do último domingo, 12. O comportamento deste grupo é menos propositivo e de mais ataque.

Já na opinião pública de esquerda, o debate se concentrou especialmente em torno das manifestações, tanto de apoio quanto contra o governo. Os atos de 7 de Setembro foram os mais comentados (31,41%) no período, sem apoio, enquanto as manifestações do dia 12 representaram 13,87% das discussões, com apoio de apenas 20%. O MBL, um dos organizadores do ato do último domingo, foi o terceiro assunto mais comentado na última semana (10,91%) por esse público, também sem apoio.

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf