Líder do governo é citado 200 vezes em investigação da PF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro França/Agência Senado

O inquérito policial da Operação Pés de Barro, que investiga fraudes na compra de medicamentos de alto custo pelo Ministério da Saúde, cita cerca de 200 vezes o nome do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). O deputado era o ministro da Saúde na época em que os medicamentos foram adquiridos pelo governo federal, entre 2016 e 2018. Na ocasião, a pasta desembolsou antecipadamente à Global Saúde, fornecedora dos remédios, R$ 20 milhões, o que não é praxe nessas negociações.

Nas 3 mil folhas que integram a investigação da Polícia Federal, o nome de Barros aparece em situações como o depoimento do servidor do ministério Victor Lahud. Aos investigadores Lahud afirmou que antes do pagamento antecipado houve grande pressão dos superiores, incluindo o próprio Barros, para a liberação dos valores. O servidor relata que se recusou a atender os pedidos por avaliar que não estavam preenchidos os requisitos para justificar a antecipação do desembolso.

“QUE essas as cobranças partiram do Sr. Alexandre Lages, bem como de outras pessoas ligadas ao gabinete, alegando sempre que o Diretor, DAVIDSON TOLENTINO, e o próprio Ministro, RICARDO BARROS, estavam cobrando que fosse feito esse pagamento; QUE todos os telefonemas que recebia com cobranças para que efetivasse o pagamento antecipado à empresa GLOBAL GESTÃO EM SAÚDE S/A mencionavam o nome do Ministro RICARDO BARROS como forma de pressionar para que fosse feito o pagamento”, diz um dos trechos do depoimento de Lahud que integram a investigação.

“Segundo informou o servidor, nos dias que antecederam o pagamento à GLOBAL, houve pressão dos superiores (especialmente do DLOG DAVIDSON TOLENTINO e do Ministro RICARDO BARROS) para que ele assinasse a autorização de pagamento. Como se recusou a fazê-lo, por entender que não estavam preenchidos os requisitos para antecipação do pagamento, a ordem teria sido assinada pelo próprio DAVIDSON TOLENTINO e por seu substituto ALEXANDRE LAGES, que assinou como gestor financeiro”, apontam documentos da investigação.

A Global Saúde, investigada neste caso pela PF, é sócia da Precisa Medicamentos, empresa alvo na CPI da Covid por suspeitas de irregularidades ao intermediar a venda da vacina Covaxin para o governo federal.

Na semana passada, a Global Saúde e a Precisa Medicamentos passaram por busca e apreensão da PF no âmbito da operação Pés de Barro. Apesar do envolvimento de Barros nos fatos, o líder do governo não é alvo deste inquérito porque tem foro privilegiado e o caso corre na primeira instância.

Em nota, Barros afirma que não é alvo da operação e que não cometeu nenhuma irregularidade no período que foi ministro da Saúde. “Na minha gestão no Ministério promovi uma economia superior a R$ 5 bilhões com a renegociação de contratos, compras de medicamentos e insumos. Todos os valores foram reinvestidos no SUS. São processos que afrontaram grandes interesses, mas promoveram mais serviços à população”.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf