Maior repercussão na internet foi de ato contra Bolsonaro em maio

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Foto: Edilson Dantas / Agencia

Manifestações organizadas por grupos da esquerda no último dia 29 de maio contra o governo de Jair Bolsonaro geraram maior volume de interações no Twitter do que todos os atos bolsonaristas de rua neste ano, inclusive o protesto antidemocrático no feriado de 7 de Setembro. Levantamento realizado pelo sistema analítico Bites a pedido do GLOBO mostra que o #29MForaBolsonaro registrou cerca de 1,7 milhão de tuítes com críticas à gestão federal, contra 1,2 milhão de postagens em apoio ao Planalto no ato da semana passada.

Fora das redes, o movimento da oposição em maio registrou manifestações pacíficas em todos os estados e no Distrito Federal, com estimativa de dezenas de milhares de pessoas nas ruas. Segundo o levantamento, a oposição também obteve maior engajamento virtual no Dia da Independência, com 1,5 milhão de tuítes apoiando manifestações contrárias ao governo no mesmo dia em que bolsonaristas foram às ruas. Entre as dez postagens mais replicadas na rede nesta data, seis faziam críticas ao governo.

A diretora da consultoria Bites, Fabiana Parajara, pondera que, apesar de a oposição ter superado apoiadores do governo no Twitter, houve participação extensa nas ruas em atos bolsonaristas no 7 de Setembro.

— É sempre preciso olhar sob duas perspectivas: digital e nas ruas. No campo das redes sociais, o bolsonarismo não teve um bom desempenho no Twitter, o que é uma perda significativa, uma vez que essa rede social serve de vitrine para as demais — explica Parajara.

O engajamento virtual do bolsonarismo durante atos de rua também é inferior neste ano em comparação à manifestação denominada “BolsonaroDay”, em 15 de março de 2020, já em meio à pandemia da Covid-19. À época, apoiadores do presidente desrespeitaram pedidos para adiamento dos atos, ignorando questões sanitárias, e registraram cerca de dois milhões de menções no Twitter, em um ato com ataques ao Congresso e ao Judiciário. Pesquisadores da UFRJ e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP) identificaram indícios de contas automatizadas e robôs em 55% de uma amostra de 1,2 milhão de posts com a hashtag da manifestação.

O levantamento da Bites aponta ainda que, embora atos da oposição realizados depois de maio tenham perdido fôlego nas redes — em que pese terem atraído mais manifestantes às ruas —, ainda assim superaram o engajamento virtual de motociatas e carreatas bolsonaristas neste ano, anteriores ao protesto de 7 de setembro.

Em comparação a manifestações da esquerda e do bolsonarismo, os atos do último domingo convocados pelo Movimento Brasil Livre (MBL), Vem Pra Rua e Livres, reunindo partidos como PSDB, PDT, Cidadania e DEM, tiveram menor força nas redes. Segundo o levantamento, houve 121 mil publicações no Twitter. A hashtag que anunciava a ida do presidenciável do PDT, Ciro Gomes, à manifestação em São Paulo somou 42,9 mil citações.

“O que se viu no dia 12 foi o retrato da polarização nacional, com os polos fortes e um centro minguado”, aponta a análise da consultoria.

O Globo

 

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