ONU ignorou trumpismo sem trump de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

Jair Bolsonaro subiu ao palco da 76a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas para repetir parte do projeto bolsonarista que apresentou ao mundo em 2019. Mas, desta vez, o presidente brasileiro chocou menos os líderes internacionais. Até porque eles já conhecem Bolsonaro e não esperam que o brasileiro assuma outra persona no curso de um só mandato. Também porque enxergam a próxima eleição brasileira pela janela e não acham que valha a pena se desgastar com um presidente que pode estar com os dias contados. Por último, porque o cenário internacional mudou e restou ao presidente do Brasil representar um “trumpismo sem Trump”, como definiu um chefe de Estado. E, sem Trump, acham que até o orgulhoso “Trump dos trópicos” precisou se adaptar.

Ele estava na crista da onda mundial em 2019. Podia – pois tinha respaldo no discurso que viria logo após ao seu – ser puramente o populista de direita, anti-instituições e anti-multilateralismo na abertura do encontro anual da ONU. Com Joe Biden no comando da Casa Branca, precisou assumir, por exemplo, que é possível reduzir o desmatamento na Amazônia com maior fiscalização ambiental. É algo que não caberia no discurso de 2019, no qual ele culpou os indígenas pelas queimadas na floresta.

“Se tirar cinco ou seis parágrafos do ‘estilo Bolsonaro’, conseguimos ver a volta do Itamaraty no discurso”, diz o mesmo chefe de Estado, que não quer ser identificado. O mesmo líder estrangeiro afirma que o mundo sabe que Bolsonaro quer agradar uma base eleitoral, como Trump sempre fez e desta vez ainda mais, pois se vê ameaçado por uma versão de Lula “recauchutada” e em “uma forma impressionante”. Se limpar o apelo à base, diz, é possível ouvir a fala em um tom mais baixo do que o de 2019.

Para o diplomata de outra delegação estrangeira, não surpreende escutar Bolsonaro atacar o socialismo, se apresentar como um conservador ou defender a cloroquina. Desta vez, segundo a mesma fonte, ao menos ele não se envolveu em ataques diretos a uma outra nação, como aconteceu com o francês Emmanuel Macron, há dois anos.

Até saber o desfecho da disputa de 2022, os países dizem querer trabalhar com Bolsonaro apesar de Bolsonaro. Sem Ernesto Araújo no Itamaraty, segundo todos eles, esse trabalho é um pouco mais fácil. Biden, por exemplo, não quer sua imagem associada ao brasileiro, mas conta com o alto escalão de seu governo para manter o canal aberto com Brasília. A agenda de Washington é pragmática: eles precisam da adesão de outros países em torno da agenda climática para que o democrata consiga se credenciar como um líder ambiental.

Chamam o novo chanceler, Carlos França, de “razoável” e “pragmático”, nos corredores da ONU. Em uma reunião de mais de 45 minutos com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, ele indicou ao americano que o governo fez uma “inflexão” na pauta ambiental em abril, quando Bolsonaro prometeu dobrar o orçamento do Ibama. Blinken, por sua vez, elogiou que o brasileiro tenha voltado ao tema na abertura da ONU e reafirmado seus compromissos.

Mas França sai de Nova York com gosto agridoce na boca. Diz em reuniões estar satisfeito com o avanço de conversas bilaterais, como a com americanos, mas acumulou desgostos. O principal é o fato de ter aparecido em um vídeo fazendo um gesto que parece com a tradicional “arminha” de Bolsonaro e seus filhos. Ele garante a assessores que não é o que parece e que apenas apontava para alguém da comitiva. Os mais próximos afirmam que isso o deixou “devastado”, enquanto o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pareceu orgulhoso por mostrar o dedo do meio a manifestantes contrários ao governo.

França também não conseguiu emplacar a ideia de fazer Bolsonaro anunciar a doação de doses de vacina a países da região, algo que acreditava que repercutiria positivamente em meio aos constrangimentos passados pela comitiva brasileira em NY. O projeto do Itamaraty prevê a doação de 3,9 milhões de doses de vacina contra covid-19 a que o Brasil tem direito pelo consórcio Covax Facility. Falta o parecer jurídico do Ministério da Saúde para colocar em prática. E Bolsonaro colocar para a frente.

Quando terminou seu discurso, o presidente brasileiro desceu do palco e sentou-se no plenário para ouvir Joe Biden. Por mais de 30 minutos, escutou o americano defender o multilateralismo, as soluções diplomáticas e a democracia. Ele sabe que o vento mudou. E, nesta nova brisa, parece que o bolsonarismo é levado ainda menos a sério entre os líderes mundiais.

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf