Pesquisadora diz que 7 de setembro é vital para Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: SERGIO LIMA / AFP

Estudiosa da nova direita brasileira, a cientista política Camila Rocha avalia que a relação mantida por liberais e conservadores com o presidente Jair Bolsonaro está “muito fragilizada”. O grupo está descontente com os rumos da economia e a alta da inflação e acredita que a instabilidade política só piora as coisas. Apesar disso, há uma parte mais radical dessa direita que deve ir às ruas no dia 7. São pessoas que acham que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso agem “para prejudicar o governo”. Para Camila, Bolsonaro está “apostando todas as fichas nessa manifestação”, e sua permanência no poder após 2022 pode ser “fatal” para a nova direita.

Como está a relação entre Bolsonaro e a direita hoje?

Muito fragilizada. Com a pandemia, piorou. O governo está dependendo muito de forças que não são organizadas via política institucional, como parte das Forças Armadas e das polícias, e outra que até é organizada politicamente, como alguns setores dos evangélicos, mas cujo apoio é condicionado ao atendimento de certas demandas.

Grupos pró-mercado apoiaram a eleição, mas há crise entre o setor financeiro e o governo. Por quê?

Bolsonaro está entregando pouco do que prometeu. O principal, para o mercado, é resultado econômico. A inflação disparou, e isso é muito importante para eles. Mas isso não quer dizer que todo esse desgaste institucional não seja relevante. Eles sabem que, para atingir algum patamar de estabilidade econômica, um mínimo de estabilidade política é fundamental. A visão das pessoas é de que o (Paulo) Guedes (ministro da Economia) não tem o poder que elas gostariam que ele tivesse.

Bolsonaro vem apostando no 7 de Setembro como demonstração de força política. Que parte da direita vai embarcar nos atos?

O núcleo duro do bolsonarismo, que a gente calcula ser entre 12% e 15% do eleitorado. Fazem parte de uma direita mais radical, mas há pessoas não necessariamente extremistas, que enxergam o STF como uma Corte mancomunada com a esquerda, que age para prejudicar o governo. Sentem que Bolsonaro acaba ficando pressionado por um Congresso corrupto e tem que ceder para continuar no poder. E tem um setor importante que é o das Polícias Militares, historicamente ignoradas politicamente tanto pela esquerda quanto pela direita. Elas têm demandas trabalhistas reprimidas e veem no Bolsonaro uma voz que pelo menos parece ecoar suas demandas.

Essa direita que hoje está descontente com Bolsonaro pode apoiar outro candidato em 2022?

Tem gente procurando uma candidatura alternativa. Mas ainda é cedo para dizer. Depende de uma série de coisas, como composição de alianças, vice, outras candidaturas.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, como esse grupo fica?

Haverá quem vai votar nulo, que fará campanha contra Bolsonaro. Mas as pessoas da direita tendem a dizer: “Olha, por mais que esteja decepcionado com Bolsonaro, votarei nele porque vai ser o menos pior”.

A nova direita é o foco do seu livro, “Menos Marx, mais Mises: o liberalismo e a nova direita no Brasil”. Como você definiria esse grupo?

É uma nova força política que começou a se formar ainda no primeiro governo Lula, em meio ao período em que eclodiu o escândalo do mensalão. Eles fazem uma defesa mais radical do livre mercado, eliminação de direitos constitucionais e trabalhistas e um conservadorismo muito mais programático do que era defendido antes pela direita tradicional. Eles também acham que o presidencialismo de coalizão deve ser substituído por outra forma de governar, como semiparlamentarismo, parlamentarismo ou até monarquia.

Qual é a proporção dessa nova direita no eleitorado?

É difícil precisar, mas, para dar um exemplo, o Arthur do Val, do MBL, teve mais de 10% dos votos para prefeito em São Paulo, e Joice Hasselman teve 2%. Então, pelo menos na capital paulista, 15% das pessoas preferiram candidatos dessa nova direita.

Qual é o cenário para a direita caso Bolsonaro saia da Presidência?

Eu tendo a achar que a nova direita, num cenário sem Bolsonaro, acaba saindo fortalecida. É muito melhor para ela, porque Bolsonaro é um obstáculo para a nova direita. Bolsonaro não deixa espaço nenhum para divergência, para pluralidade no campo das direitas. Ele demite as pessoas (que discordam dele), abandona aliados. Não é alguém com quem dá para compor. A permanência de Bolsonaro é fatal para a nova direita.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf