PMs que espancaram mulher negra sem razão seguem trabalhando

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do estado do Espírito Santo informou, nesta quarta-feira, que os policiais militares que agrediram com socos e joelhadas uma mulher negra na cidade de Guarapari foram afastados de suas funções. Ainda nesta manhã, a pasta tinha relatado ao GLOBO que os PMs seguiam trabalhando normalmente. Um inquérito policial foi aberto para apurar o caso, mas o prazo para a conclusão do processo é de 40 dias, podendo ser prorrogado por mais 20.

O caso aconteceu na tarde do último sábado, no bairro Lameirão, após policiais militares serem acionados para dar apoio a socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fariam a internação compulsória da paciente que estava em surto psiquiátrico.

No vídeo, que repercutiu nesta terça-feira nas redes sociais, há dois PMs segurando a mulher e, um deles, a agride com joelhadas e socos. Mesmo com a vítima no chão e imobilizada, o policial ainda deu um tapa no rosto da mulher. Nas cenas, ainda é possível ouvir a voz de um homem que afirmava que “tem que fazer assim mesmo”, apoiando a ação violenta dos agentes.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Guarapari informou que a paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região no sábado à tarde, e permaneceu no local recebendo os cuidados médicos até o domingo pela manhã, quando foi transferida para o Hospital Estadual de Atenção Clínica – HEAC. A mulher segue internada e recebendo atendimento psiquiátrico especializado, segundo a secretaria de Saúde do estado.

O órgão disse ainda que não é possível informar o estado de saúde da paciente, devido às normativas médicas. Assim, as informações são repassadas exclusivamente para a família da paciente.

Câmara:Projetos de lei buscam restringir aborto legal no Brasil

O GLOBO procurou o Ministério Público do Espírito Santo para saber se foi feito exame de corpo de delito na mulher e se os policiais poderão responder criminalmente por abuso de poder, mas, até o fechamento desta reportagem, não obteve resposta.

Nas redes sociais, as imagens da mulher sendo agredida foram compartilhadas com mensagens de indignação entre civis, famosos e políticos. Alguns internautas caracterizaram a ação como “racismo e sexismo”, e alegaram que a abordagem violenta não aconteceria com “uma mulher branca e classe média”.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), também comentou sobre o caso em seu perfil, alegando que determinou “apuração rigorosa e providências imediatas”.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf