Por que rachadinha de Carlos avança e as de Flávio e Jair Bolsonaro não…

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio de Janeiro abriu investigação contra o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) em julho de 2019. Na terça-feira (31), o Tribunal de Justiça do estado determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal para apurar a contratação de funcionários fantasmas no gabinete do parlamentar com desvio de dinheiro público – o clássico esquema de rachadinha.

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) teve investigação aberta pelo Ministério Público do Rio em julho de 2018, também para apurar se houve rachadinha no gabinete dele durante o mandato de deputado estadual no Rio. Atualmente, a investigação está paralisada e não tem previsão de quando será retomada.

Em outra frente, uma série de reportagens do UOL apontou indícios de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou de esquema de rachadinha no gabinete quando era deputado federal. A PGR (Procuradoria-Geral da República) abriu investigação preliminar em agosto para apurar a suspeita, mas é pequena a chance de o caso seguir adiante.

A diferença entre os três casos é o foro privilegiado. Vereador não tem direito ao foro – o que, em tese, pode acelerar as investigações. O processo de Flávio Bolsonaro está paralisado há meses aguardando uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre qual o foro indicado para ele ser investigado e julgado.

O MP do Rio recorre de uma decisão que retirou o caso da primeira instância e jogou para o TJ. A defesa alega que, como as investigações se referem ao tempo que Flávio era deputado estadual, o foro seria o TJ. Mas, para o MP, vale a regra de que agora ele é senador e não está sendo investigado por fatos ocorridos no cargo atual – portanto, deveria ficar na primeira instância.

O julgamento sobre o foro de Flávio estava agendado para terça-feira (31), mas foi adiado a pedido dos advogados dele. Não há previsão de quando o tema voltará à pauta. Enquanto isso, as investigações continuam paralisadas.

No caso de Jair Bolsonaro, mesmo que a investigação seja levada para o STF, não há possibilidade de punição. Ao menos não por enquanto. Isso porque, segundo a Constituição Federal, o presidente da República não pode ser responsabilizado por fatos estranhos ao mandato. Nesse caso, o processo ficaria paralisado até que terminasse o mandato de Bolsonaro.

Se o ritmo das investigações continuar, o mais provável é que o inquérito de Carlos, que começou depois, termine antes do caso Flavio. E que a rachadinha de Jair Bolsonaro fique esquecida nos escaninhos da PGR.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf