Prefeito nova iorquino pede que pessoas não sejam como Bolsonaro
Foto: Reprodução/Twitter
O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, voltou a usar o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, para incentivar que as pessoas se vacinem contra a Covid-19. Desta vez, o político americano comparou Bolsonaro ao príncipe Harry, do Reino Unido, e sua esposa, Meghan Markle.
“Não seja como Jair Bolsonaro, seja como Harry e Meghan. Vacine-se”, escreveu o prefeito de Nova York em uma rede social junto com a publicação de uma foto em que aparece ao lado do casal.
Harry e Meghan participarão no sábado (25) do “Global Citizen Live”, uma transmissão de 24 horas no Central Park, em Nova York, iniciativa cujo intuito é pressionar os países por igualdade na distribuição de vacinas, segundo a revista “Vogue”.
Será a primeira aparição conjunta do duque e da duquesa de Sussex desde o nascimento da segunda filha do casal, Lilibet Diana. O nome é uma homenagem à rainha Elizabeth II, cujo apelido familiar é Lilibet, e à mãe de Harry, a princesa Diana.
A bebê é a oitava na linha sucessória do trono britânico.
Na segunda-feira (20), de Blasio afirmou que o presidente brasileiro não deveria ir a Nova York caso não estivesse imunizado contra a Covid-19: “Se você não quer se vacinar, nem precisa vir”.
“Com os protocolos em vigor, precisamos enviar uma mensagem a todos os líderes mundiais, principalmente Bolsonaro, do Brasil, que se você pretende vir aqui, você precisa estar vacinado”, afirmou o prefeito de Nova York.
Bolsonaro foi aos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral da ONU, cuja sede é em Nova York, e era o único líder das maiores economias do planeta que declaradamente não se imunizou.
“Todos precisam estar em segurança e juntos, isso significa que todos precisam ser vacinados”, afirmou de Blasio. “A grande maioria das pessoas nas Nações Unidas, a grande maioria dos estados-membros estão fazendo a coisa certa.”
Bolsonaro participou do evento na ONU mesmo sem estar vacinado, mas não conseguiu frequentar outros locais fechados em Nova York, pois a cidade exige que as pessoas apresentem um comprovante de imunização para frequentar restaurantes, cinemas e academias.
De Blasio já havia se posicionado contra Bolsonaro em 2019, comemorando com ironia o cancelamento de uma viagem do presidente brasileiro a Nova York.
“Nós expusemos sua intolerância. Ele correu. Não fiquei surpreso, ‘valentões’ geralmente não aguentam um tranco. Seu ódio não é bem-vindo aqui”, afirmou o prefeito nova iorquino na ocasião.
Bolsonaro seria homenageado pela Câmara de Comércio Brasil-EUA, mas os locais escolhidos pela organização para a cerimônia se recusaram a receber o evento.
Além disso, empresas que patrocinam o evento desistiram de homenageá-lo.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf