Vem aí aliança “De Lula a FHC”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: O Globo

O grupo Direitos Já – Fórum pela Democracia decidiu em plenária na noite de terça-feira realizar uma série de ações para reforçar a pressão pelo impeachment de Jair Bolsonaro.

Na reunião, da qual participaram expoentes do PT, do PSDB e de pelo menos mais cinco partidos, ficou definido um calendário que ocupa todo o mês de setembro e terá um ato internacional com personalidades políticas e intelectuais contra Bolsonaro, um novo pedido de impeachment com a assinatura de juristas da esquerda à direita, o pedido de uma audiência para pressionar o presidente da Câmara, Arthur Lira, e culminará com uma grande manifestação para unir “de Lula a Fernando Henrique Cardoso”, segundo foi discutido.

O grupo discute aderir aos atos que vêm sendo convocados por movimentos como o MBL no próximo domingo, dia 12. Para isso, a ideia é pedir que eles mudem a palavra de ordem de convocação, que hoje está na linha “nem Lula nem Bolsonaro”. O argumento dos participantes do fórum é que o momento seria de unir esforços em repúdio ao golpismo de Bolsonaro, e deixar a discussão eleitoral para outro momento.

Participaram da reunião a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-ministro de Lula e Dilma Rousseff e ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro, a ex-senadora e ex-presidenciável Marina Silva e o vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigies, pela Rede, o senador José Aníbal, pelo PSDB, e representantes de DEM, PSB, PSL, PV e Cidadania, entre outros.

No dia 15 está sendo organizado um ato internacional, com a presença de políticos de diversos matizes ideológicos e personalidades da academia e das artes. Ele será virtual e tem por objetivo expor o estrago à imagem do Brasil no exterior causado pelo governo Bolsonaro e a escalada autoritária do presidente.

No dia 18, está previsto um ato das centrais sindicais e dos movimentos mais à esquerda pelo “fora Bolsonaro”.

Em outras frentes, o grupo vai solicitar audiências com o presidente do STF, Luiz Fux, para expressar solidariedade, e com o presidente da Câmara, Arthur Lira, que detém a chave da gaveta na qual dormitam os pedidos de impeachment. Um novo pedido, desta vez sem a chancela de partidos políticos, mas com a assinatura de juristas de relevo, de corte mais à esquerda e mais à direita, deverá ser levado a Lira nesse encontro.

Por fim, a agenda culminaria com um grande ato nacional juntando lideranças políticas no palanque ou em participação virtual. A ideia, segundo o senador Randolfe Rodrigues, é juntar “de Lula a Fernando Henrique Cardoso, de Ciro Gomes a João Doria” em repúdio às pregações antidemocráticas feitas por Bolsonaro.

O ato seria realizado nos fins de semana 25 de setembro ou 2 de outubro, datas que coincidiriam também com a apresentação e votação do relatório final da CPI da Covid.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf