Alckmin hesita entre partidos de direita

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Almeida/AFP

O destino de Geraldo Alckmin ainda não foi selado. A saída do PSDB, partido que ajudou a fundar e que o levou ao governo de São Paulo em três oportunidades, é dada como certa. As dúvidas passaram a girar em torno da filiação ao PSD, de Gilberto Kassab, que sempre esteve no radar do ex-governador. É que a criação do União Brasil (fusão entre DEM e PSL) atravessou o caminho e surgiu como uma alternativa capaz de viabilizar o retorno de Alckmin ao Palácio dos Bandeirantes.

Na última semana, lideranças da nova legenda entraram em contato com o pré-candidato, convidando-o a integrar a partido. O fato de o União Brasil se tornar o maior partido do país é tratado internamente, no círculo de pessoas que trabalham pela candidatura de Alckmin, como uma grande vantagem. As boas relações que ele sempre manteve com o ex-prefeito de Salvador e atual presidente do DEM, ACM Neto, também pesam favoravelmente na balança.

Em contrapartida, o ex-governador ainda aguarda o processo de fusão do partido se concretizar para tomar uma decisão. Possíveis contestações na Justiça e a distribuição de diretórios locais – a depender do arco de alianças – podem ser empecilhos para a filiação.

Já o PSD tem dois grandes atrativos: o fato de ser o segundo maior partido no Estado e ser a legenda de Gilberto Kassab, politico hábil, com quem Alckmin manteve uma relação conturbada no passado, mas hoje é considerado um aliado poderoso. O fim do ano é apontado como sendo prazo limite para uma decisão.

“Independentemente de filiação, estamos trabalhando para fazer um arco amplo de alianças, queremos o apoio dos dois partidos”, diz Paulo Barbosa, ex-prefeito de Santos e uma das pessoas mais próximas ao ex-governador.

Com 26% das intenções de voto , segundo pesquisa Datafolha, o político paulista é um aliado valioso, já que tem grandes chances de administrar o estado mais populoso e mais rico da Federação. Rodrigo Garcia, o vice-governador do estado que recentemente foi filiado ao PSDB para disputar as eleições de 2022, com apoio de João Dória, conta com apenas 5% do eleitorado.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf