Banco público encerra contrato por pressão política contra Lula
Foto: Reprodução/Veja
O Banco do Nordeste vai encerrar integralmente o contrato com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Em reunião ontem no BNB, o presidente executivo do Inec, Stélio Gama Lyra Júnior, foi informado pelo novo presidente do banco, Anderson Possa, que o contrato que vence no dia 31 de dezembro não será renovado e o banco fará uma licitação para definir um novo operador do programa em todos os estados. A notícia caiu como uma bomba para a diretoria da ONG, que opera o Crediamigo, o maior programa de microcrédito da América Latina. A ONG possui 470 unidades de atendimentos em 2 mil municípios, de 11 estados, e se relaciona com mais de 3 milhões de clientes em uma carteira de 15 bilhões de reais.
A crise que levou à ruptura é política e começou há dez dias quando o presidente Jair Bolsonaro foi informado que o programa de microcrédito no Nordeste era operado por uma ONG comanda por petistas. Ou seja, o presidente entendeu que estava patrocinando um tremendo cabo eleitoral de Lula no Nordeste. O presidente ligou para o presidente do PL, Waldemar da Costa Neto, cobrando explicações, já que o então comandante do banco, Romildo Rolim, foi indicado pelo partido. Alguns dias depois, Costa Neto foi às redes sociais pedir a demissão de toda a diretoria, colocando suspeitas sobre o contrato de cerca de 600 milhões de reais com a ONG. O contrato já resiste a vários governos e foi feito em 2003, ainda no governo Lula. Com a saída de Rolim, o cargo foi ocupado interinamente por Anderson Possa, funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal e que por orientação de Bolsonaro, iniciou agora a licitação do Crediamigo.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf