Campanha de Bolsonaro contra vacinas piora ainda mais sua situação eleitoral

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

Para além do constrangimento a que expõe o Brasil, Jair Bolsonaro faz aposta arriscada ao não se vacinar contra a covid-19, a um ano da eleição: até agora os brasileiros mostram que os discursos contra os imunizantes não fazem sucesso no País. Ou seja, apesar de eficiente para angariar apoiadores radicais e mobilizá-los nas tertúlias virtuais, a atitude antivax tem tudo para ser rechaçada nas urnas: os maiores colégios eleitorais (São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza) já se aproximam de 100% de vacinados com ao menos uma dose.

Os dados oficiais nessas capitais são animadores em termos de adultos vacinados: em São Paulo, 100%; no Rio, são 99,8%; Salvador e Fortaleza já chegaram a 94%; e Belo Horizonte está em 81,7%.

“É estranho Bolsonaro se apresentar à reeleição e não se atentar às pessoas. Ele está na contramão da opinião pública. Não à toa cresce sua rejeição. É uma tendência. Uma resposta do eleitorado”, diz o cientista político José Álvaro Moisés, da USP.

Enquanto segue à risca a cartilha de Steve Bannon (o ex-estrategista de Donald Trump) em discursos e narrativas, Bolsonaro parece deixar passar batido o fato de que o comportamento brasileiro é diferente do que tem acontecido nos Estados Unidos.

Por lá, o discurso antivacina de trumpistas está entre os fatores que têm feito a vacinação desacelerar e empacar no patamar de 60% a 66%.

O município de Viana (ES) está há 42 dias sem registrar mortes por covid-19, resultado que tem sido comemorado por quem acompanha os testes com as meias doses da vacina AstraZeneca.

Em Viana, 20 mil voluntários participam do estudo da Ufes e da Fundação Oswaldo Cruz, que em testes preliminares já verificou a indução de anticorpos contra a covid-19 com as doses reduzidas.

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf