Casal de homossexuais sofre ataques após propaganda de carro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Uma postagem nas redes sociais da Volkswagen do Brasil gerou uma série de comentários homofóbicos por parte de alguns seguidores da marca. Na imagem, dois homens, que também são um casal na vida real, aparecem abraçados à frente de um Polo, hatch da montadora alemã, que repudiou os ataques.

A foto, clicada em Curitiba (PR), é uma de várias imagens de casais LGBTQIA+ reais que foram postadas pela VW nas redes sociais. Ela traz uma legenda normal, focada em atributos do carro: “Tecnologia, segurança, conforto e performance em um Volkswagen feito especialmente para você. Ou melhor, para todos. Conheça o Polo com Sistema Kessy, Park Pilot, Keyless e muito mais. #Polo”

Na caixa de comentários há desde pessoas falando que deixarão de consumir produtos da marca, passando por mensagens pedindo por um “marketing imparcial” e chegando a xingamentos.

Em 2019, o Superior Tribunal Federal (STF) decidiu que declarações homofóbicas e transfóbicas podem ser enquadradas no crime de racismo, cuja pena é de um a três anos, mas podendo atingir cinco em casos mais graves.

Murillo e Diego Xavier, um dos casais LGBTQIA+ que aparecem nas fotos que a VW tem publicado no seu perfil, conversou com UOL Carros.

“Quando a gente vê os comentários vem uma sensação ruim, uma vontade de responder, de querer rebater, mas depois nós vemos que isso é uma perde de energia desnecessária”, conta Murillo.

Ele diz que muito dessa maturidade ao escolher se e quando responder vem do fato de que o seu marido, Diego, o levou para mais próximo do movimento LGBTQIA+ e da militância quando se conheceram.

“As pessoas estão disseminando ódio e maldade, especialmente pela internet, onde acham que tudo pode, mas estar mais próximo da militância trouxe uma iluminação em como lidar com esses atos”, completa.

Como esse tipo de comentário que não é novidade, Murillo conta que eles acabam optando por ignorar as ofensas. “A maturidade ajuda a não absorver os comentários, mas muitas pessoas ainda podem ser atingidas por esse tipo de atitude”, complementa

“É importante a comunidade LGBTQIA+ se manifestar e se posicionar, ocupar esses espaço e estar presente”.

Sobre a imagem, Murillo diz que “ela ficou muito bonita, mas foi a última de uma série de fotos que fizemos durante o dia, estávamos exaustos da sessão que foi feita por um amigo”, conta.

Procurada por UOL Carros, a Volkswagen divulgou uma nota sobre o caso no qual defende o posicionamento de promover a diversidade sexual e de gênero, dentro e fora da companhia:

A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa da marca é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio. Recentemente, a Volkswagen lançou uma cartilha de Diversidade & Inclusão para toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas.

Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos. Temos como responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos.

No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf