CPI avançou pouco no financiamento de fake news

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Muito se diz sobre empresários bolsonaristas que bancam fake news, mas pouco se sabe publicamente sobre esse suposto financiamento. Um dos tópicos do relatório da CPI da Pandemia, que está sendo lido nesta quarta-feira, 20, no Senado, trata do tema. Ele atribui aos empresários Otavio Fakhoury e Luciano Hang o papel de financiadores de um esquema mais amplo, dividido em núcleos (de comando, de formulação, de produção e disseminação e político).

Quanto a Fakhoury, que teve o sigilo quebrado, o relatório afirma que suas movimentações bancárias apontam a transferência de 310.279 reais, em 2020 e 2021, para o Instituto Força Brasil (IFB), “disseminador de fake news na pandemia e propagador do negacionismo e do tratamento precoce”. Ainda segundo o relatório, um levantamento da CPI constatou que o IFB dá apoio, suporte jurídico e patrocínio para três sites ou perfis que promovem desinformação: Verdade dos Fatos, Awake Giants Brasil e Crítica Nacional – esse último, inclusive, traz nesta tarde uma manchete dizendo que um estado da Índia está “quase livre” da Covid-19 porque adotou o tratamento precoce.

O relatório menciona também, de passagem, que a quebra de sigilo de Fakhoury permitiu “detectar ainda transferências financeiras para [o blogueiro bolsonarista] Allan dos Santos e pessoas ligadas ao grupo de formulação”, mas não há maiores detalhes sobre essas transações.

Já em relação a Hang, o relatório o qualifica como financiador de fake news com base em documentos obtidos pela CPI que mostram uma troca de mensagens entre Allan dos Santos, dono do site Terça Livre, e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, na qual o empresário dono das lojas Havan é citado. Nessa troca de mensagens, de 18 de maio de 2019 – período anterior à pandemia –, Allan escreve para Eduardo: “Luciano Hang tá dentro”, “Patrocínio para o programa”. Não há informação adicional sobre se o patrocínio se concretizou e de quanto foi.

O texto também destaca que, em depoimento à CPI, Hang confirmou – dizendo “pode ser que sim” – que anúncios de suas lojas podem ter sido direcionados pelo Google para sites que espalham notícias falsas. E termina, em tom inconclusivo, afirmando que “vale destacar a necessidade de os órgãos de investigação apurarem a atuação de offshores em nome do empresário, uma vez que há indícios que é por meio delas que são realizados pagamentos de automação para impulsionar as redes sociais do grupo”.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf