Desmoralização da Lava Jato salva do banimento empresas investigadas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Valdenio Vieira/Planalto

O governo de Jair Bolsonaro decidiu abrir até para empresas implicadas na Lava Jato a possibilidade de receber no ano que vem o selo “Infra Mais Integridade”, certificação para boas práticas de governança e integridade institucional para o setor de infraestrutura de transportes terrestres.

Hoje, serão entregues os três primeiros selos da iniciativa do Ministério da Infraestrutura, que teve nove inscrições validadas. Neste ano, empresas enroladas com a Justiça, mesmo as que já assinaram acordo de leniência, foram vetadas. A CGU chegou a ser consultada num pente-fino de 60 dias feito para a escolha das premiadas.

A intenção do governo é sinalizar ao mercado avanços em maturidade institucional, uma espécie de arco de redenção dessas empresas. “Queremos acolher essas empresas”, diz Fernanda Costa de Oliveira, subsecretária de Conformidade e Integridade no MInfra.

“Vamos aumentar o escopo e aceitar inscrições de empresas que firmaram acordo de leniência. Entendemos que há uma mudança de paradigma que incorpora nas estruturas dessas empresas ações de integridade”, diz Fernanda.

Nesta terça, 26, serão premiadas com o selo a KPE Engenharia; a Empresa Construtora Brasil (ECB); e a Camargo Corrêa Infra, criada em 2017, na esteira das denúncias da Lava Jato, depois da divisão da empreiteira.

Estadão

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf