Evangélicos vão à guerra para emplacar ministro do STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Distribuição em massa de adesivos, disparo de mensagens para senadores e pregações, com o mesmo objetivo de fazer pressão no Congresso Nacional. Enquanto o processo de indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF) continua travado pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o movimento evangélico ativou uma operação coordenada de pastores e bispos para tentar garantir sua sabatina no colegiado. Ao contrário de outras pautas, em que a atuação dos religiosos tende a ser difusa, a chance de alçar um dos seus à Corte virou “questão de honra”, afirmam lideranças ouvidas pelo GLOBO.

O retrato dessa união ocorreu durante um evento em Brasília no último dia 5. Na Igreja Batista da capital, 600 pastores participaram de um simpósio sobre cidadania cristã. O evento defendia a participação dos evangélicos na política, mas, na prática, serviu também como ato de desagravo a Mendonça, que é ex-advogado-geral da União. Entre os presentes, estavam o pastor da igreja da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, Josué Valandro, e o bispo Robson Rodovalho, um dos mais influentes do país. Ambos integram o círculo de religiosos que tem acesso ao presidente da República.

O próprio Mendonça, Bolsonaro e diversos ministros compareceram ao local. Organizado pelo Conselho Nacional dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab) e pelo Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp), o simpósio também foi promovido por um grupo relativamente novo entre os cristãos, o movimento “Acorda”, que tem capitaneado a pressão em favor de Mendonça.

— O Alcolumbre mexeu num vespeiro. Ele está resistindo aos evangélicos, mas não tem nada que desabone o André (Mendonça), então parece que ele mexeu com a igreja — justifica o pastor Wilton Acosta, líder do Acorda.

A primeira ação do movimento aconteceu em abril, em meio à tensão entre Bolsonaro e o STF: diversos senadores receberam o mesmo texto por um aplicativo de bate-papo, pedindo a votação da urgência no requerimento de um projeto de interesse dos religiosos. Criado para agir contra o que o grupo enxergava como “reiterada supressão dos princípios democráticos cometidos pelo STF, governadores e prefeitos”, o Acorda agora quer ajudar a colocar um “terrivelmente evangélico”, como diz Bolsonaro, no Supremo.

Segundo Acosta, que também preside o diretório estadual do Republicanos no Mato Grosso do Sul, o movimento tem exercido o papel de militância de fato na política.

— É uma campanha legítima. Eles têm mandado mensagens, ligado, conversado, para que a gente possa fazer essa sabatina o quanto antes — afirma o senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

O processo de Mendonça aguarda para ser analisado pela CCJ há mais de três meses, por decisão de Alcolumbre, o presidente do colegiado. Além de ter desavenças com Bolsonaro, o senador preferiria que o presidente tivesse indicado ao posto o procurador-geral da República, Augusto Aras.

Diante da resistência, as lideranças religiosas decidiram levar a pressão até o estado de Alcolumbre. Nesta semana, por exemplo, pastores da região se reuniram para elaborar um plano de ação. No Amapá, os evangélicos são parte considerável da população e, consequentemente, base importante do eleitorado de Alcolumbre. Segundo o censo de 2010, era a nona unidade da federação com maior proporção de protestantes no país: 28% da população local.

Fundador do ministério Sara Nossa Terra, o bispo Robson Rodovalho também admitiu que o tema virou questão de honra para os evangélicos e defendeu a atuação coordenada.

— Essa iniciativa lá no estado faz parte de pedir oração para que Deus ajude a encontrar um caminho. Está envolvendo todo mundo. O que une é uma coisa: todo mundo gosta muito do André. Essa pressão, no bom sentido, é para que encontrem acordos. É pedir que Deus ajude a encontrar uma saída — afirmou.

A atuação dessa militância evangélica é uma decorrência da entrada desse grupo na política. Acosta, por exemplo, é da mesma escola que lançou a atual ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) para cargos públicos. Ambos fizeram parte do Fenasp, um fórum que monitora no Congresso o andamento de todas as propostas de lei que podem interessar ao movimento evangélico, como aborto, liberação das drogas ou tributação de templos religiosos.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf