Filho 1 faz pouco de trabalho da CPI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou que “qualquer estagiário” arquivaria o relatório da CPI da Covid elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). A fala foi dada ao chegar pela manhã na sessão que votará o texto final do colegiado hoje.

“Tenho a convicção de que, assim que (o relatório) for analisado juridicamente por qualquer estagiário em direito, onde quer que for parar esse relatório, ele será arquivado”, disse o senador, ao também afirmar que a CPI não teria competência para investigar o presidente da República.

O congressista disse ainda que entrará, “nos próximos dias”, com uma representação no MPF (Ministério Público Federal) contra Renan Calheiros pelos “mais de 20 crimes” que teria cometido na CPI. Flávio Bolsonaro acusa o relator de ter cometido várias irregularidades por “abuso de autoridade”.

“Se um delegado de polícia fizesse a oitiva de um traficante de drogas dentro da sua delegacia da forma como os depoentes foram tratados aqui na CPI, este delegado estaria preso, no mínimo, por ameaça e tortura psicológica”, afirmou.

Segundo o parlamentar, além do documento final ser “frágil juridicamente falando”, o documento “em nada” teria beneficiado a população brasileira.

“(Trata-se de) um relatório político, que nada beneficiou a população brasileira e que aponta como maior escândalo de corrupção uma vacina que sequer foi comprada”, declarou, em referência à tentativa do governo em adquirir a vacina Covaxin —o negócio está permeado por uma série de suspeitas de irregularidades.

O documento aponta o presidente Jair Bolsonaro como um dos principais responsáveis pelo agravamento da pandemia no Brasil e recomenda que ele seja indiciado por dez crimes.

Entre as imputações ao chefe do Executivo estão delitos comuns, que têm pena de prisão e/ou multa, crimes contra a humanidade e crimes de responsabilidade, que podem resultar em impeachment, em última instância.

Além do chefe do Executivo federal, o relator sugere o indiciamento de 77 pessoas e duas empresas, em acordo com senadores após reunião hoje à noite. Para ser aprovado, o documento tem que receber o apoio da maioria dos membros (6 dos 11 votos).

Uol 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf