Imprensa Internacional cita “acusações gravíssimas” contra Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR

Lido nesta quarta-feira (20/10) no Senado, o relatório final da CPI da Pandemia, com o pedido de indiciamento de 66 pessoas – incluindo o presidente Jair Bolsonaro – repercutiu em diversos veículos de imprensa no exterior, com todos destacando a gravidade das descobertas contidas no texto.

O jornal francês Le Monde disse que “apesar de gravíssimas, essas acusações devem ter impacto simbólico, essencialmente político”, apontando para o apoio “suficiente” que Bolsonaro encontra no Congresso, o que evitaria um processo de impeachment. O periódico disse também que “o procurador-geral da República, Augusto Aras, aliado do presidente, deve bloquear qualquer indiciamento”.

Já o jornal britânico The Guardian reportou que “Bolsonaro deveria ser acusado de crimes contra a humanidade, concluiu inquérito da covid” e citou trechos do relatório no texto.

“O documento de 1.180 páginas – que aponta de maneira feroz a resposta ‘desidiosa’ e anticientífica do governo Bolsonaro contra a pandemia – será uma leitura profundamente incômoda para o líder de extrema-direita do Brasil e dezenas de aliados, contra quais indiciamentos também são recomendados”, diz o texto.

El País escreve que a “gestão errática” de Bolsonaro envolveu “a propagação de informações falsas sobre a covid-19”, destacando que “houve uso da máquina do governo e cumplicidade do Conselho Federal de Medicina, que permitiu a alguns de seus membros promover medicamentos de eficácia não comprovada contra a doença”.

O periódico espanhol também apontou que a opção pela imunidade de rebanho, em uma suposta tentativa de não prejudicar a economia, ajudou o Brasil a atingir índices de mortalidade bem superiores a outros países do mundo.

Já a emissora multiestatal teleSur destacou que a CPI afirmou ter reunido “evidências que mostram que o governo federal se calou e optou por agir de maneira não técnica e imprudente para enfrentar a nova pandemia, expondo deliberadamente a população a um risco de infecção maciça”.

A teleSur também lembrou que a comissão do senado “lamentou que a ênfase do governo Bolsonaro fosse a proteção e preservação da economia, bem como o incentivo à manutenção das atividades comerciais”.

O jornal alemão Der Tagesspiegel diz que a CPI foi acompanhada “como uma telenovela pelos brasileiros” e que, depois de 600.00 mil mortos, sérias acusações foram feitas contra Bolsonaro.

“Mesmo quando eles não descobriam nada de realmente novo, ficava clara a extensão do que já era conhecido. Nesta categoria, o fato de que o governo deixou sem resposta mais de 50 e-mails da farmacêutica Pfizer, que queria mandar vacinas contra o coronavírus para o Brasil”, afirma o texto.

Ao noticiar sobre o relatório da CPI, o jornal francês Libération destacou os termos “charlatanismo” e “homicídio voluntário” e lembrou, logo de início, que uma das “habituais bravatas” de Bolsonaro diante dos primeiros vazantes dos conteúdos do relatório na semana anterior foi dizer que “O Renan está achando que eu não vou dormir à noite. Aquele bandido!”

Já o argentino Clarín destacou que “uma comissão do Senado recomenda acusar Bolsonaro de ‘crime contra a humanidade'”, e ilustrou a matéria com a imagem de uma manifestante que carrega um cartaz do presidente brasileiro com um bigode hitleriano.

O periódico lembrou que “no final, não será por genocídio, como foi dito na terça-feira”, que se dará a recomendação de acusação contra Bolsonaro, mas “por dez crimes durante a gestão da pandemia”.

Opera mundi 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf