Jurista do impechment de Dilma diz que Aras salvará Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Nenhuma CPI, na história da República, reuniu tantas provas para responsabilizar os autores dos crimes cometidos quanto a da covid, no Senado. Inclusive o chefe do Executivo. É assim que o jurista Miguel Reale Júnior, coordenador da equipe jurídica que assessorou o colegiado, resume o trabalho da comissão. Apesar da farta documentação, ele teme que o procurador-geral da República, Augusto Aras, vá “empurrar com a barriga” a investigação preliminar aberta nesta quinta-feira, 28, contra o presidente Jair Bolsonaro. O parecer final da CPI pediu o indiciamento de Bolsonaro por nove crimes.

O jurista, que coordenou um grupo de advogados responsável por elaborar um parecer de mais de 200 páginas sobre os delitos do presidente Bolsonaro na pandemia, concedeu entrevista exclusiva à jornalista Eliane Cantanhêde no episódio de encerramento da série Por Dentro da CPI.

“Fico assustado por falarmos se haverá ou não responsabilização”, disse. “Num país normal, democrático, de seriedade e moralidade administrativa essa pergunta não seria feita”, completa. Segundo ele, os atos cometidos por Bolsonaro na pandemia demonstram que a “intencionalidade era no sentido de desprezo à vida e à saúde. Isto nos deixou profundamente chocados”, afirmou.

Um dos autores do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff e redator do pedido contra Fernando Collor, o jurista afirma que a principal diferença entre os crimes cometidos pelos dois presidentes afastados e Bolsonaro é a “perversidade” do caso atual. “São infrações graves à moralidade e também às contas públicas, mas não têm esse revestimento de perversidade que esse quadro demonstra”, aponta. Segundo ele, o caso de Collor foi “quase infantil”, enquanto o de Dilma “tinha problemas graves”.

“Agora é diferente. Já havia vários motivos para um pedido de impeachment do presidente Bolsonaro em razão da sua participação em atos antidemocráticos, nas ofensas que ele fez a duas jornalistas de forma absolutamente grave e com falta de decoro. Mas, creio que em relação à pandemia, é um muro fantástico de incompreensão. É difícil compreender que um homem na posição dele, de presidente da República, de responsável pela saúde de seu povo, tenha conspirado ao lado do vírus contra a saúde da população brasileira”, disse.

Estadão 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf