Justiça manda Forças Armadas reintegrarem militar trans

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Por decisão da 1ª Vara Federal de Magé (RJ), proferida nesta terça-feira, as Forças Armadas foram obrigadas a readmitir uma militar transexual afastada do serviço em 2015, há seis anos, desde que comunicou a seus superiores sobre a transição de gênero. A profissional foi enviada para a reserva pelo mesmo motivo. Tudo de forma ilegal, segundo o Judiciário.

Sob pena diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento, a cabo Allanis Costa deverá ser aceita de volta em suas funções de operadora de sonar (instrumento marítimo) exercidas junto à Marinha, onde ingressou em 2010. A determinação é da juíza Ana Carolina de Carvalho.

A aposentadoria deverá ser revertida, uma vez que esteve atrelada a razões médicas associadas à transexualidade, que deixou de ser considerada uma patologia pela OMS em 2018. Allanis também deverá ter assegurado o direito de progredir na carreira, rumo ao cargo de sargento, se estiver apta para tal.

A magistrada também acolheu outros pedidos da defesa da militar, representada pela advogada trans Maria Eduarda Aguiar da Silva. A cabo deverá ser devidamente identificada com o nome social, o que vinha sendo negado pela Marinha, e terá o direito de trabalhar com corte de cabelo e uniforme femininos, bem como usar maquiagem.

Ainda cabe recurso à decisão, que é a segunda de uma sequência inédita de vitórias de militares transexuais na Justiça Federal. Em julho, a sargento Alice Costa, do Hospital Naval de Ladário (MS), também conquistou o direito de se apresentar com roupas e cabelo feminino no trabalho. Acabou, no entanto, afastada sem explicação pela Marinha.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf