Lula desce a borduna em Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou críticas nesta sexta-feira ao presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista após passar a semana em conversas políticas na capital federal, Lula chamou Bolsonaro de “maluco beleza”, “biruta de aeroporto”, “incompetente” e que “não serve nem para síndico”. Lula enfatizou que o país precisa de um novo governante.

O ex-presidente passou a semana em Brasília cumprindo várias agendas políticas. Ele começou a coletiva de imprensa dizendo que no próximo ano irá “brigar muito para consertar o Brasil”. Lembrou também que completa hoje um ano e oito meses que deixou a prisão em Curitiba.

Ao citar a atual crise econômica, com inflação alta, combustíveis caros e com a população passando fome, Lula afirmou que Bolsonaro não se preparou para governar.

— É com muita tristeza, num país de 250 milhões de habitantes, com a riqueza que nós temos, que vemos o retorno da fome. Temos riqueza de água, do meio ambiente, petróleo. Tudo isso não vale nada nas mãos de alguém que não se preparou para governar. Nas mãos de alguém que não conseguiria comandar um conjunto habitacional, se fosse síndico — disse Lula.

Citando as manifestações antidemocráticas de Sete de Setembro, quando Bolsonaro criticou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e depois enviou uma mensagem de pacificação, a “Declaração à Nação”, Lula disparou:

— No dia Sete de setembro de manhã, (Bolsonaro) ruge como o leão e depois mia como um gatinho — disse, criticando também seu rival por não fazer nenhum gesto de solidariedade às vítimas de Covid 19.

Ao ser questionado sobre a Amazônia, o ex-presidente destacou que o Fundo da Amazônia, assinado em seu governo, antes era bem administrado. No atual governo, o fundo foi suspenso.

— O acordo entre Brasil, Alemanha e Noruega foi assinado por mim quando presidente da República e foi gerido com muita competência até que o maluco beleza chegasse — disse.

Na avaliação de Lula, a Petrobras não deveria internacionalizar o preço dos combustíveis. Para ele, Bolsonaro deveria interferir.

— Não é apenas o combustível que ele não controla, não controla a inflação, não controla o custo de vida. Ás vezes, eu acho que ele parece biruta de aeroporto sempre virando em procura de uma boa notícia, que é sempre baseada em uma mentira, uma fake news — disse Lula, completando:

— Só demostra que o Bolsonaro é um garganta. Aquele cara que grita e acha que coloca medo na sociedade, quando na verdade ele está demostrando que é tontamente incompetente.

O ex-presidente tenta driblar desgastes e montar uma aliança de centro-esquerda para 2022. Nos encontros realizados em Brasília nesta semana, ele disse que conversou com “todo mundo” para discutir a composição. Chegou a dizer que “nem sabe” que será candidato do PT, para depois afirmar que essa é uma decisão do partido.

Lula esteve em um jantar na quarta-feira com integrantes do MDB, partido que apoiou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Indagado sobre críticas, ele justificou que tem conversado “com todas as forças políticas”.

O petista também argumentou que não tem participado de manifestações contra Bolsonaro por causa da Covid-19, por responsabilidade. Em relação aos atos marcados para 15 de novembro, disse que está sendo preparada uma viagem ao exterior, por isso ainda não se decidiu.

— Me perguntam por que não vou aos atos. Uma coisa é subir no caminhão um candidato com 40% dos votos e a outra coisa é subir um com 2%. Tenho responsabilidade. Quatro ex-ministros da saúde me pedem pra não ir. E quando eu for, vão perguntar por que vou, Quando eu for, eu não sairei mais do palanque — afirmou.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf