Médicos que denunciaram Prevent Senior podem ser punidos também

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Investigadores que apuram as denúncias contra a operadora Prevent Senior afirmaram à CNN que os médicos que dizem terem sido obrigados a utilizar o “kit Covid” nos pacientes do plano também poderão ser responsabilizados criminalmente.

Eles têm se baseado em um artigo do Código Penal que diz que “se o fato é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem”. A leitura preliminar é a de que uma ordem como a de aplicar um medicamento que não tenha eficácia comprovada é uma ordem passível de não ser cumprida.

As investigações, porém, estão anda no início. Nesta segunda-feira (4), a advogada Bruna Morato, que defende os médicos que denunciaram o esquema, prestou depoimento no Ministério Público de São Paulo e, segundo fontes, reiterou as acusações que fez na CPI da Pandemia.

O depoimento está sendo acompanhado também por integrantes do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa da Polícia Civil de São Paulo, que apura se houve homicídio na Prevent.

O depoimento da advogada é o primeiro de uma série que só deve ser concluída em novembro. Os investigadores querem ouvir familiares de pacientes do plano que morreram, além de pacientes que receberam o “kit Covid”. Também vão ouvir os médicos denunciantes e o diretor-executivo do plano, Petro Batista Júnior, que já prestou depoimento à CPI da Pandemia.

Uma série de documentos também estão sendo requisitados, como certidões de óbito e prontuários médicos. Os documentos da CPI da Pandemia começaram a chegar, mas a avaliação inicial é a de que eles ainda não têm potencial de influenciar o rumo das investigações como se esperava.

Além da investigação no DHPP, há outras duas investigações em curso na Polícia Civil de São Paulo envolvendo a Prevent. Uma no 77º Distrito Policial apura a eventual ocorrência de falsidade ideológica, e outra no 2º Distrito Policial que apura uma acusação de ameaça supostamente feita por Pedro Teixeira a um dos médicos denunciantes.

Procurada, a Prevent não se manifestou.

CNN Brasil

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf