Mercado já forma tecnólogos por conta própria
Foto: Reprodução
O número de vagas no setor de tecnologia cresceu 150% nos oito primeiros meses do ano, na comparação com todo o ano de 2020. O aumento da demanda de profissionais levou a um investimento das empresas na formação de desenvolvedores.
A quarta reportagem da série especial Economia Digital mostra como novas oportunidades surgem para empresas e investimentos por causa das tecnologias de computação digital.
Nas 30 maiores fintechs do país, instituições financeiras tecnológicas, o aumento do número de vagas foi de 466% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado.
O mercado de trabalho está crescendo muito na área de tecnologia. No Brasil, são 70 mil novas vagas abertas todos os anos. O problema é que o país forma 46 mil profissionais anualmente. Na prática, significa que a cada 10 oportunidades de emprego, seis são preenchidas — e quatro ficam abertas por falta de alguém qualificado.
A estimativa é que de 2019 até 2024 o Brasil precise de 420 mil novos profissionais no setor de tecnologia da informação e comunicação. Só de janeiro a agosto, foram abertas mais de 147 mil vagas — um aumento de quase 150% em relação ao total de postos de trabalho criados na área em 2020.
A solução para unir quem precisa de emprego a quem procura por talentos está na educação.
Antes da pandemia, o número de matrículas em cursos tecnológicos cresceu 11,5%, entre 2018 e 2019, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) — o maior índice do ensino superior.
O Felipe Martins, ex-aluno da FIAP, conseguiu dar uma virada radical na carreira. Depois de cursos rápidos, de barbeiro ele virou analista de tecnologia.
“Graças ao curso, eu consegui um trabalho na área e estou muito feliz, aprendendo a cada dia mais”, diz.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf