Morre Colin Powel, figura de proa na Guerra do Iraque

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Handout/DNCC/Getty Images

O general Colin Powell, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, morreu nesta segunda-feira, 18, aos 84 anos, vítima de complicações ligadas à Covid-19. Ele foi o primeiro homem negro a liderar a diplomacia americana.

A morte foi anunciada pela família nas redes socais. “Queremos agradecer a todos no Centro Médico Walter Reed pelo tratamento. Perdemos um grande marido, pai, avô e um grande americano”, diz o comunicado.

Powell serviu como secretário de Estado durante o primeiro mandato do ex-presidente George W. Bush e foi um dos arquitetos da Guerra do Iraque. Antes disso foi conselheiro de Segurança Nacional na administração de Ronald Reagan e chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas americanas durante a Guerra do Golfo.

Apesar de ter servido apenas a presidentes republicanos, Powell confessou que votou no democrata Joe Biden nas últimas eleições. Ele participou da convenção do Partido Democrata de 2020, em apoio ao atual presidente.

O general ainda comemorou a eleição de Barack Obama como o primeiro chefe de Estado negro do país e afirmou recentemente não se considerar mais republicano. Foi crítico da administração de Donald Trump e chegou a chamar o ex-presidente de “mentiroso”.

No comunicado divulgado pelas redes socais, a família do general não especificou quais foram as complicações do coronavírus que causaram a morte. Eles disseram, porém, que Powell havia tomado as duas doses da vacina contra o vírus.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf