MPF investigará farra aérea de Damares e Michelle
Foto: Reprodução
O deputado federal Túlio Gadelha (PDT-PE) protocolou nesta segunda-feira uma representação junto ao Ministério Público Federal para a investrigação de possível crime de improbidade administrativa da ministra Damares Alves. A medida foi tomada após o GLOBO revelar que a ministra levou sete parentes da primeira-dama Michelle Bolsonaro de carona em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
O voo foi solicitado por Damares com a justificativa de ir a um evento do Pátria Voluntária, programa social coordenado por Michelle, que também estava na aeronave. As duas, entretanto, também participaram de uma festa de aniversário em São Paulo, do maquador Agustin Fernandez, que também pegou carona no retorno a Brasília no avião da FAB.
— Esse descaso com recurso público parece ter se tornado uma corriqueira da equipe do governo Bolsonaro. Em setembro, o Ministro da Saúde levou seus familiares e parentes de outras autoridades em ao menos 20 voos — afirmou o deputado.
O avião deixou Brasília com 16 passageiros, incluindo Sarita Pessoa, mulher do ministro do Turismo, Gilson Machado. No dia seguinte, na volta para a capital federal, o grupo se manteve: a filha mais velha, três irmãos, uma cunhada e dois sobrinhos de Michelle embarcaram. Fernandez, o aniversariante, também pegou carona no voo oficial de retorno.
— O governo Bolsonaro precisa dar satisfação aos brasileiros sobre essa farra de viagens com recurso público, principalmente, aos seus eleitores que votaram no presidente acreditando que não iria ter “mamata”. Pelo visto, a mamata tá nas alturas — disse Gadelha.
Ouvida pelo GLOBO, a advogada Vera Chemim, mestre em direito público administrativo, a afirmou que a situação pode ser um caso de infração aos princípios da moralidade e da impessoalidade da administração pública.
— Você está usando um bem público, que tem que ser utilizado estritamente para o exercício da função pública daquela pessoa. Eu colocaria a moralidade e a impessoalidade (como princípios violados).
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf