Na COP 26 delegação brasileira apresentará país “amigo do Meio Ambiente”
Foto: Marcos Corrêa/PR
Uma das principais pedras no sapato do governo Bolsonaro, a gestão ambiental virou um dos motes dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, nas reuniões com agentes internacionais. Eles aproveitam a troca de Ricardo Salles, cuja reputação incendiou-se mundo afora, pelo ainda desconhecido Joaquim Pereira Leite como ministro do Meio Ambiente para vender o Brasil como potência ambiental. Não será fácil. No exterior, as notícias a respeito da preservação da Amazônia são tragadas como uma das principais máculas da gestão de Jair Bolsonaro. O ministro da Economia reconhece a dificuldade, mas garante, em conversas privadas, que está “vendendo” a imagem de Leite em conversas com atores internacionais.
No périplo pelos Estados Unidos, este foi um dos principais focos de Guedes. Em conversas com o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Mathias Cormann, o ministro colocou o atual chefe do Meio Ambiente “para brilhar”. “Somos uma potência verde e o governo é alvo de uma guerra de informação, somos apedrejados o tempo todo pela opinião pública”, defendeu o ministro a Cormann, defendendo que o Brasil é um país lotado de potencial para a consolidação de produção de energia verde. O ministro disse ao chefe da OCDE que o Brasil “é o principal player” neste sentido em todo o globo. Falta só combinar com os gringos.
Semanas antes, havia sido a vez de Gomes de Freitas perpassar as perguntas incômodas de investidores estrangeiros a respeito da gestão ambiental. A questão foi levantada durante uma reunião com representantes de uma empresa interessada na concessão de operação da Ferrogrão, ferrovia que ligará o Mato Grosso ao Pará. Aliados do ministro afirmam que os interessados na gestão afirmaram não há qualquer dúvida quanto ao mérito do projeto do ponto de vista ambiental, mas que a estratégia de comunicação e imagem do Brasil no exterior são fatores preocupantes.
É esta a estratégia que vai embasar a participação do ministro Paulo Guedes na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26, em Glasgow, na Escócia. O ministro vai apresentar um Brasil que batalha para consolidar o plano de amparo aos mais vulneráveis, por meio do Bolsa Família recauchutado, enquanto trabalha pela obtenção de investimentos por meio de uma leitura de que o país preserva muito mais do que países europeus. Vai ser difícil. Aliados da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmam que o principal entrave para que estrangeiros apostem no país envolve a imagem da gestão ambiental do governo. Segundo eles, o agronegócio pode sofrer represálias por falta de entendimento da estrutura do agronegócio brasileiro.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf