Nos EUA, policiais arrastam negro paraplégico pelos cabelos
Foto: Reprodução
Um homem negro paraplégico acusou o Departamento de Polícia de Dayton, em Ohio, nos Estados Unidos, de racismo após ser tratado com brutalidade durante uma abordagem policial. Ao dizer que não podia usar suas pernas, policiais o arrastaram pelos cabelos para fora do carro em direção à estrada.
Clifford Owensby, 39 anos, entrou com uma queixa sobre a prisão por meio da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor. Ele seria suspeito de crime relacionado com drogas, ocorrido em 30 de setembro.
“Eles me arrastaram como um lixo. Foi uma humilhação total, o ódio em sua forma mais pura”, disse Owensby em entrevista à imprensa.
Na última sexta-feira, 8, a polícia de Dayton divulgou um comunicado juntamente com as gravações da câmera do oficial que realizou a prisão, dizendo que o departamento está trabalhando de maneira contínua para melhorar a relação com a comunidade.
De acordo com a justificativa da polícia, Owensby saiu de uma casa que supostamente era um ponto de venda de drogas. No vídeo é possível ver o homem explicando que o seu filho de três anos está no banco de trás enquanto entrega sua identificação. Segundo os policiais, ao checarem a identificação, receberam aviso de que ele já teria sido preso por porte ilegal de armas e drogas.
Na sequência, é pedido para que ele saia de seu carro para que o cão farejador possa realizar uma inspeção. Ao dizer que não podia por ser paraplégico, uma discussão se inicia enquanto o homem faz uma ligação afirmando que haveria um processo caso houvesse algum tipo de violação. Irritado, um dos oficiais agarra Owensby pelo cabelo e o arrasta algemado pela estrada.
Ainda de acordo com a polícia de Dayton, uma bolsa contendo mais de 20 mil dólares em dinheiro foi encontrada dentro do carro e episódio está sendo investigado internamente.
Em resposta, Owensby disse que estava devolvendo aparelhos de TV a cabo para uma empresa administrada por ele. Além disso, o dinheiro encontrado era fruto de uma economia e que nenhuma droga ou arma ilegal foi encontrada dentro de seu veículo. Segundo a mídia local, ele foi acusado de resistir à prisão.
“Este é um desprezo total pela vida humana”, disse o presidente da seção de Dayton da Associação.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf