Novo partidão de direita é rico e grande

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Internet

Nasceu grande, com 82 deputados federais, sete senadores, três governadores e 554 prefeitos. Vai estrear na campanha eleitoral do próximo ano com um volume de caixa (R$ 448 milhões) capaz de fazer inveja a nove de cada dez empresas instaladas no país. E sem se preocupar com fluxo de receita, porque é dinheiro público, garantido no Orçamento federal.

União Brasil junta pedaços do Democratas (DEM) e do Partido Social Liberal (PSL). Vai dar visibilidade a algumas correntes políticas de centro-direita divorciadas do extremismo liderado por Jair Bolsonaro, tanto por divergência ideológica quanto por discordância negocial.

A luta interna pelo poder começou intensa. No Rio, por exemplo, prevalece o impasse. O prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, foi confirmado como presidente do novo partido no Estado pelo advogado Antônio de Rueda, vice do PSL.

Resultado: implodiu o acordo feito recentemente pelo presidente do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto, com o núcleo evangélico bolsonarista liderado pelo televangelista Silas Malafaia. “Com o Waguinho, estou na rua no dia seguinte, em outro partido. Não tem conversa com o Waguinho”, advertiu o deputado federal Sóstenes Cavalcante. “Ele assume hoje, amanhã estou fora. [Anthony] Garotinho, Waguinho, essa turma aí, estou fora”, repetia na reunião do DEM que selou a fusão com o PSL, ontem, em Brasília.

É provável em até março quase 40 parlamentares migrem para outros partidos, como o Progressistas, seguindo Bolsonaro.

Em compensação, há quem esteja exalando otimismo com a fusão partidária. É o caso de Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás. Ele enxerga um horizonte promissor para a centro-direita no Brasil. “Nós, agora, vamos decidir a política nacional, e não é só no Congresso Nacional, mas em todos os Estados.” É exagero, claro, mas ontem foi um dia de festa para Caiado. Quatro décadas atrás, era um expoente do radicalismo ruralista do Centro-Oeste.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf