O caos que o WhatsApp gerou

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

O “apagão” mundial das redes sociais, que deixou fora do ar por cerca de seis horas na segunda-feira os principais serviços do Facebook, incluindo o Instagram e o WhatsApp, provocou diversos impactos na vida dos internautas.

No Twitter — que apresentou instabilidade, possivelmente devido ao pico de acessos, mas se manteve funcionando — alguns disseram estar aliviados com um dia de “folga” das redes. Por outro lado, diversos relatos evidenciam a dependência dessas plataformas seja para a comunicação com familiares, trabalho, entretenimento ou acesso a informações.

Uma estudante relata ter enviado para os pais uma mensagem dizendo que havia passado mal, mas a parte na qual explicava que já estava bem não chegou a ser enviada, deixando a família preocupada:

 

Em outra postagem, uma internauta conta ter encontrado as vizinhas reunidas na calçada reclamando do Whatsapp: “trouxeram o grupo para o presencial”, diz.

 

Outro tuíte evidencia a necessidade do aplicativo como meio para a população acessar a Defensoria Pública. “Para milhares de pessoas, ficar sem Whatsapp é ficar sem direitos”, afirma.

 

“Muito estranho a vida sem WhatsApp, estou tão acostumada com ele que nem parece que passei boa parte da vida sem”, diz outra internauta, que conta ter se sentido “isolada do mundo”.

 

O Facebook culpou “alterações de configuração em roteadores que coordenam o tráfego de rede” pela interrupção, que foi a maior já rastreada pelo grupo de monitoramento da web Downdetector.

A doutora em Saúde Mental Anna Lucia Spear King, professora da Pós-Graduação da UFRJ na disciplina sobre dependência digital e temas relacionados, destaca que a pane evidenciou a “fragilidade que estamos ao dependermos dessas redes sociais”:

— Estamos fazendo nossa vida girar em torno disso. Profissional, pessoal, familiar, tudo passa por meio dessa interatividade com essas plataformas. A situação de ontem nos mostrou que criamos um mundo particular que funciona dependendo desses conteúdos. Se der uma pane, tudo para. Foram muitos prejuízos — diz a psicóloga, que também é fundadora do “Laboratório Delete – Detox Digital e Uso Consciente de Tecnologias”.

Muitos internautas também relataram ter sentido ansiedade sem a plataforma. O efeito provocado dependeu da expectativa da pessoa para o dia, explica King: por exemplo, se ela dependia da plataforma para trabalhar ou estava esperando uma resposta afetiva, de alguém com quem se relaciona. Mas a especialista destaca que a dependência por lazer ou trabalho é diferente da patológica, que começa quando já existe um transtorno primário potencializado pelo uso abusivo diário dessas tecnologias.

Outros internautas, por outro lado, comemoraram estar sem acesso às redes e a ansiedade provocada por elas.

— Essas redes sociais causam estresse e conflitos dentro da gente. Temos que seguir o padrão que é imposto, tudo que você posta está sujeito a receber comentários agradáveis e desagradáveis… As redes mexem muito com nosso emocional — diz.

A psicóloga acredita que, ao evidenciar “a fragilidade da forma como estamos nos conectando”, o episódio pode contribuir para uma maior reflexão sobre o uso dessas plataformas.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf