OMS recomenda 3a dose para imunizados com Coronavac
Foto: Governo do Estado de São Paulo
A OMS anunciou nesta segunda-feira que está recomendando o uso de uma terceira dose da vacina da Sinovac para pessoas acima de 60 anos. A decisão foi anunciada depois de uma semana de reuniões nas quais especialistas avaliaram o impacto da imunização e a proteção garantida pelas vacinas. A Sinovac é a fabricante da CoronaVac, ao lado do Instituto Butantan.
A decisão ocorre depois que a direção da OMS havia feito um apelo para que países ricos não entrassem em uma campanha de distribuir uma terceira dose das vacinas, alegando que isso iria ampliar o desabastecimento nos países mais pobres. O apelo da OMS, porém, era válido apenas até o final de setembro.
Além da Sinovac, a OMS ainda recomenda uma dose extra para quem foi vacinado com a Sinopharm e pessoas imunodeprimidas.
“Para as vacinas inativadas Sinovac e Sinopharm, uma (terceira) dose adicional da vacina homóloga deve ser oferecida a pessoas com mais de 60 anos”, disse o órgão de aconselhamento estratégico da OMS.
A decisão ocorre num momento em que indústria farmacêutica aponta que, menos de um ano e meio depois do início da vacinação contra a covid-19, o setor contará com uma produção em fevereiro de 2022 suficiente para abastecer com duas doses cada um dos habitantes do planeta. O aumento vertiginoso na produção, porém, não é garantia de que todos receberão doses, já que países ricos continuam numa acelerada campanha de compra de imunizante, desabastecendo dezenas de países mais pobres.
De acordo com dados da consultoria Airfinity, ligada ao setor industrial, a produção mundial chegou a 6,5 bilhões de doses até o início de outubro. Para o final do ano, serão 12 bilhões de doses fabricadas.
Segundo a previsão, o setor farmacêutico teria uma produção suficiente para garantir duas doses por cada uma das pessoas do mundo, com mais de 16 bilhões de fabricação, somando o acumulado de cada um dos meses desde dezembro de 2020. A capacidade de produção continuaria a se expandir, mas não há uma garantia de que ela seria plenamente usada, já que o mercado poderia começar a perder força.
De acordo com o setor privado, mesmo que as vacinas chinesas sejam retiradas da equação, a previsão é de que, entre maio e junho, haveria uma quantidade suficiente de doses no mundo para imunizar 70% de toda a população dos países em desenvolvimento e ainda assegurar uma terceira dose nos países ricos.
“De uma perspectiva de produção, vacinar o mundo passou a ser uma possibilidade em 2022”, disse Rasmus Hansen, CEO da consultoria que trabalha em sintonia com as multinacionais do setor.
Segundo ele, a “grande surpresa” de fato da expansão de produção vem da China. Hoje, já são 3 bilhões de doses produzidas, praticamente metade de todos os imunizantes fabricados. A perspectiva aponta para uma expansão para um total de 6 bilhões de doses, o que significaria uma ampla capacidade de exportação.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf