Protestos deste sábado são desastrosos para Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: TIAGO QUEIROZ

A organização das manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro já provoca ao menos uma consequência política fortemente negativa para o governo e, dependendo da extensão dos atos, que será medida pelo fluxo de pessoas, pode suscitar um segundo efeito nocivo que é ampliar as dificuldades de suas relações com o Congresso Nacional.

A primeira consequência já sentida é que há uma diferença significativa em relação a atos anteriores. Este, junta num mesmo espaço e com o mesmo objetivo, organizações partidárias distintas como o PT, o PSOL e o Novo, o PSDB e o PSL, bem como lideranças de partidos como o DEM, o MDB e o Podemos. Essa amplitude é reveladora da dificuldade que Jair Bolsonaro, ainda sem filiação partidária, terá para viabilizar a sua reeleição. Mais de 20 partidos já confirmaram presença nesses atos contra o seu governo. Sua margem de manobra nesse momento restringe-se, em termos de partidos importantes, ao PP e ao PTB, se consideramos a pouca importância política de legendas governistas como o PRTB e o Patriota.

Por fim, do tamanho dos atos é que se poderá saber se o governo ainda contará por muito tempo com um Centrão vigoroso a ponto de o grupo continuar sendo principal obstáculo a tramitação de um dos pedidos de impeachment. Mais do que isso, se os atos forem massivos e bem-sucedidos, os parlamentares do Centrão, que sabem que precisam ser reeleitos para continuarem no mercado político, vão rapidamente buscar abrigo em outras candidaturas já que falta apenas um ano da eleição. Todavia, o contrário é verdadeiro, se as manifestações mobilizarem poucas pessoas, o bolsonarismo ganhará fôlego novamente.

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf