Quando uma menina menstrua

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Silvis/ Internet

Na primeira vez que minha menstruação desceu, eu estava sentada no fundo do ônibus, cantando músicas do Claudinho & Buchecha, em uma viagem escolar para Tiradentes. Entrei naquele banheiro sacolejante fedendo a urina seca e minha calcinha parecia uma cena dirigida pelo Tarantino.

Meu único recurso naquele momento era dobrar metros de um papel para secar as mãos da pior qualidade —aquele de cor cinza, com textura de língua de gato— e atochá-lo entre as pernas. Voltei para meu assento. Ainda faltavam horas para chegarmos ao nosso destino.

Tentei, em vão, me comunicar telepaticamente com minhas amigas —talvez tenha assistido Jovens Bruxas demais. Sabia que, se verbalizasse a qualquer uma delas que havia ficado menstruada pela primeira vez, a reação seria efusiva e meu segredo chegaria até aos ouvidos do motorista.

Agora, a turma se esgoelava com a música Vampiro Doidão, cuja letra é um besteirol supostamente transgressor quando se é pré-adolescente. “Eu sou vampiro doidão, eu sou vampiro doidão / Só chupo sangue de menstruação”. A euforia dos meninos com aquela estrofe era proporcional ao meu desespero silencioso.

O professor de História estranha o fato de eu estar muito quietinha. Eu preferia ser atropelada por um caminhão de oito eixos do que admitir para um homem de meia-idade o que estava acontecendo comigo. Invento que estou enjoada.

Chegamos e fomos direto almoçar. Foi quando um colega de classe, que tinha a charmosa mania de soprar a franja do rosto, me puxa em um canto, demonstrando certa timidez. Pensei que o destino havia sorrido para mim —talvez tenha assistido comédias românticas demais. Ele me disse que minha calça estava suja.

Suja, era exatamente como me sentia. Essa semana, fui transportada para essa sensação, quando Bolsonaro vetou o Projeto de Lei nº 4.968, de autoria da deputada Marília Arraes, que determina a distribuição de absorventes a meninas e mulheres pobres. Não faço parte dos 26% das mulheres brasileiras que não têm dinheiro para comprar absorventes. No Brasil, as estudantes perdem em média 45 dias de aula por ano por não poderem frequentá-las durante o período menstrual.

A parte mais suja dessa história talvez tenha sido a defesa do veto por ninguém menos do que nossa Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Menstruar não deveria ser motivo de vergonha, nem ferir a dignidade de mulheres em vulnerabilidade.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf