Queiroga troca responsável por imunizações na Saúde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nomeou para o cargo de coordenador de Programa Nacional de Imunizações (PNI) o médico Ricardo Queiroz Gurgel. A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira (6) do “Diário Oficial da União”.

A definição sobre o novo coordenador do PNI ocorre três meses depois de a ocupante anterior do cargo, Francieli Fantinato, deixar o governo. Segundo Queiroga, Francieli pediu para sair.

Ela estava no cargo desde outubro de 2019 e deixou o PNI em julho, um dia antes de prestar depoimento à CPI da Covid.

Na comissão, Francieli listou uma série de entraves à vacinação contra a Covid no país.

Afirmou também ter deixado o cargo após a “politização” da vacinação no Brasil e declarações de autoridades que colocaram em dúvida a eficácia dos imunizantes.

De acordo com seu currículo na página do CNPq, Ricardo Queiroz Gurgel tem mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo e doutorado sobre o mesmo tema, na mesma instituição.

Atualmente, é professor titular de pediatria e coordenador do Programa de pós-graduação em ciências da saúde na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ao longo da carreira, tem se dedicado a estudos na área materno-infantil e sobre questões epidemiológicas e sociais que afetam a saúde de mães e recém-nascidos.

Na área de vacinas, Gurgel trabalha atualmente como investigador principal de um estudo clínico de aprovação da vacina tetravalente contra a dengue, conduzido pelo Instituto Butantan.

Atua também em estudos sobre a aplicação de vacinas em crianças, com ênfase em imunizantes contra o rotavírus.

G1

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf