Relatório da CPI cita Bolsonaro 79 vezes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Anderson Riedel/PR

O relatório preliminar da CPI da Pandemia cita Jair Bolsonaro 79 vezes. Com 1.178 páginas, o documento foi enviado nesta terça-feira (19/10) pelo relator, Renan Calheiros, a colegas da comissão. Calheiros lerá seu parecer nesta quarta-feira (20/10).

Além das repetidas menções ao presidente, o relatório acusou Bolsonaro de ser o grande responsável pelos erros do governo federal na pandemia e de comandar uma política anti-indígena.

“Jair Bolsonaro colaborou fortemente para a propagação da covid-19 em território brasileiro e, assim, mostrou-se o responsável principal pelos erros cometidos pelo governo federal durante a pandemia da covid-19”, disse o documento.

Em outro trecho, o relatório afirmou que Bolsonaro “comandou uma política anti-indígena que deliberadamente expôs os povos originários à desassistência, ao assédio, a invasões e violência desde antes da pandemia, intensificando esses atos de franca hostilidade, somados à desinformação, após a chegada do vírus”.

O documento pediu o indiciamento de Bolsonaro por pelo menos 11 crimes, incluindo homicídio qualificado, incitação ao crime, prevaricação, genocídio de indígenas, crime contra a humanidade e crimes de responsabilidade.

Eduardo, Flávio e Carlos Bolsonaro, filhos do presidente, também foram alvos de pedidos de indiciamento, a exemplo dos ministros Walter Braga Netto (Defesa), Wagner Rosário (CGU) e Onyx Lorenzoni (Trabalho). Os ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) também foram acusados de crimes no relatório.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf