Renan propõe pensão para órfãos da covid
Foto: Sérgio Lima/Poder360 10.jun.2021
Relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que a CPI vai propor a concessão de uma pensão de um salário mínimo para menores de 21 anos que ficaram órfãos por conta da pandemia. Ele também pretende incluir a covid-19 no rol de doenças que permitem perícia para fins de aposentadoria por invalidez, no caso daqueles que ficaram com sequelas graves em razão da doença.
A ideia é, com isso, criar um mecanismo de responsabilização do Estado brasileiro pelas falhas na gestão da crise sanitária. “Vamos, dentro da responsabilidade fiscal, criar uma pensão para os órfãos, uma pensão especial e vamos incluir a covid-19 entre as doenças que permitem a perícia para aposentadoria por invalidez. Com absoluta responsabilidade fiscal, vamos aprovar um critério para responsabilizar o Estado, [algo] exequível”, apontou.
A proposta tem chances de prosperar. O líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), avaliou que é possível encontrar uma fonte de recursos para as pensões. Já o aumento de despesas previdenciárias, disse, demandam mais cautela pelo potencial alto impacto orçamentário. “Tem um elenco de despesas que esta CPI, pelo peso da sua legitimidade, pode sim negociar com o governo, para que se dê uma resposta concreta a essas questões. É evidente que para outras despesas, que impliquem ampliação da despesa previdenciária, é preciso um pouco mais de atenção”, ressalvou.
Renan também disse que vai passar de 40 e pode chegar a 50 o número de pessoas a que a CPI pedirá indiciamento. “Continuamos investigando, evidentemente não temos um número fechado, mas com certeza vamos passar de 40, poderemos chegar a 50, mas não há ainda essa definição”. A data para entrega do relatório final, disse, está definida e sem possibilidade de mudança – ocorrerá em 19 de outubro, com votação do texto na CPI no dia 20. “Estamos amarrando as pontas, fechando as investigações, acessando as últimas informações e documentos, de modo que nada vai alterar esse calendário”.
Mesmo após o fim dos trabalhos, a CPI deve acompanhar o andamento dos pedidos de indiciamento, disse, podendo até ingressar com ações subsidiárias para cobrar a devida investigação. “A CPI manteve apoio popular e teve em todos os momentos uma aprovação de 60% da população. Isso ficará para a história parlamentar”, disse.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf