Sobre Ciro, Lula diz que no seu tempo adversário não era inimigo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sá / AFP

Sem fazer referências diretas ao pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta quinta-feira críticas ao que chamou de “guerra” durante uma disputa eleitoral. Em uma sequência de tuítes, Lula disse que antigamente “seu adversário não era um inimigo” e comentou sobre a suposta necessidade de renovação. Sobre a cobrança por uma reflexão pública, escreveu: “pra que eu vou fazer autocrítica se vocês podem me criticar?”. Ao citar o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, porém, o petista classificou o ato como um “golpe”, mas não rebateu a acusação feita por Ciro.

As declarações vieram depois de novos atritos com Ciro Gomes, que dessa vez envolveram principalmente a ex-presidente Dilma Rousseff. Os dois trocaram ontem tuítes críticos, com ofensas e referências a Lula.

Depois de o pedetista acusar Lula de ter conspirado para o impeachment de 2016, Dilma afirmou que Ciro “mente de maneira descarada, mergulhando no fundo do poço”. Pouco depois, o pré-candidato à Presidência classificou a petista como uma das pessoas mais “incompetentes, inapetentes e presunçosas” que já ocuparam o cargo de chefe do Executivo. Dilma então reagiu novamente e afirmou, ironicamente, que apenas Ciro é competente e que sua avaliação sobre o trabalho de mulheres é “inadequada e misógina”.

Na manhã de hoje, Lula reforçou que em seu tempo, “a disputa era apenas eleitoral”.

“Eu sou de um tempo onde a disputa era apenas eleitoral. Você não tava numa guerra. Seu adversário não era um inimigo. Corinthiano conseguia conversar com palmeirense. Eu fui um presidente que teve relação com todos os governadores e prefeitos, independente de partido”, escreveu o ex-presidente.

O ex-presidente da República também falou sobre o impeachment, mas não rebateu as acusações feitas por Ciro Gomes. Segundo ele, “não podemos esquecer que o que aconteceu com a Dilma foi um golpe, que usou de desculpa pedalada fiscal”.

Na esteira de reação às críticas frequentes, Lula também comentou a reflexão sobre os erros de seus governos, constantemente cobrada por setores da esquerda e da direita. Na segunda-feira, em vídeo publicado em suas redes sociais, Ciro havia afirmado que o petista “não renovou os ideais” e “nunca pediu perdão” pelos erros cometidos.

“Pra que eu vou fazer autocrítica se vocês podem me criticar? É mais saudável. Se eu ficar me criticando o que vai sobrar pros outros falarem?”, afirmou Lula.

‘Lula foi um dos principais responsáveis pela queda da Dilma’, volta a dizer Ciro

Já nesta quinta-feira, Ciro voltou a dizer que Lula teve papel importante no impeachment de Dilma, em 2016. Em vídeo publicado no início da tarde, em suas redes sociais, o pedetista fez novamente uma enxurrada de críticas ao ex-presidente, a quem chamou de “falso titã”, e disse que o PT, até ontem, “tentava esconder o pior da sua história: a corrupção do governo Lula e a incompetência do governo Dilma”.

Em referência às críticas feitas ontem, Ciro também afirmou que “bastou apenas uma leve cutucada para que os fanfarrões tremessem na base”.

— Vendo os fatos de trás para diante, tenho hoje a convicção de que Lula foi um dos principais responsáveis pela queda de Dilma — disse Ciro Gomes, antes de reforçar que o ex-presidente “foi o maior fator de desestabilização do mandato de Dilma”.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf