STF pode obrigar Bolsonaro a combater a fome

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli deu 10 dias para que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), preste informações sobre pedidos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por medidas de combate à fome, incluindo a ampliação do auxílio emergencial no valor de R$ 600.

Em despacho publicado nesta segunda-feira (4/10), Toffoli ressaltou que a questão debatida no processo é “relevante”. A partir dessa justificativa, o magistrado adotou o rito que prevê julgamento do tribunal de forma definitiva após a manifestação da Presidência, do advogado-geral da União e do procurador-geral da República.

Representada pelo presidente nacional, Felipe Santa Cruz, a OAB solicitou ao STF liminar para que determine a revogação da Medida Provisória nº 870, que extinguiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Na ação, a entidade citou que o órgão era “responsável pela construção histórica de políticas públicas centradas no combate à fome”.

Em relação ao Bolsa Família, a OAB pediu a inclusão automática das pessoas em situação de pobreza e pobreza extrema, a partir da comprovação da elegibilidade pelo critério de renda, além do reajuste do valor da renda per capita que define a entrada no programa e os subsídios concedidos com os benefícios.

No mérito, a OAB quer que seja determinada a retomada e a ampliação do auxílio emergencial no montante de R$ 600, o reajuste no valor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outras medidas relacionadas ao combate à fome no país.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf