Unesco aponta “grave violação ética” em pesquisa defendida por Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Rede Latinoamericana e Caribenha de Bioética da Unesco (Redbioética-Unesco) se manifestou em nota sobre uma pesquisa de tratamento precoce contra a covid-19 que teria supostamente matado entre 170 a 200 dos pacientes envolvidos. O experimento, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, foi para a Redbioética-Unesco, possivelmente, uma mais graves violações de direitos humanos e da ética em pesquisa com seres humanos na história da América Latina.

O estudo em questão é da empresa Flavio Cadegiani Endocrinologia e Serviços Médicos Ltda, registrada em Brasília, do médico endocrinologista Flávio Adsuara Cadegiani. O teste aconteceu com 294 pacientes, de acordo com informações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), receitados com proxalutamida, um bloqueador hormonal masculino, para tratamento contra a covid-19.

O uso do medicamento no combate contra a covid-19 foi defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e a Unesco alerta que a denúncia vinda da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa: “inclui possíveis graves infrações das normas éticas de investigação sobre aqueles que violaram os direitos dos pacientes em diversas etapas do estudo”. No dia 2 de setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender a importação e uso da proxalutamida em pesquisas científicas com seres humanos no Brasil.

Além da morte dos pacientes, a pesquisa é suspeita de não comunicar os óbitos dos pacientes. Para a Redbioética-Unesco o experimento deveria ter sido encerrado ainda quando se percebeu a alta letalidade do tratamento. “É condenável que os investigadores, apesar de terem conhecimento de sucessivas disfunções, não tenham apresentado análise crítica destas bem como de seus graves efeitos adversos, e tenham optado por continuar com o recrutamento e implementação dos estudos”, declaram em nota.

A denúncia da Conep cita que os dados sobre os óbitos, não apresentam análise crítica que permita compreender a causa da morte direta e quais foram os critérios adotados para classificá-los como ” definitivamente não relacionado à droga de intervenção”: “Inexistindo análise crítica dos EAGs (óbitos) e a caracterização da rastreabilidade do ciclo de dispensação do medicamento do estudo, torna-se impossível descartar a possibilidade de morte provocada por toxicidade medicamentosa ou por procedimentos da pesquisa”

O organismo internacional considera que deve haver cooperação e união dentro da comunidade internacional para investigar o caso, bem como para punir os responsáveis. “Nenhuma emergência sanitária, ou contexto político-econômico, justifica acontecimentos como os que, segundo o que foi divulgado ao que foi denunciado, teriam ocorrido no Brasil”, ponderam.

Em pedido de resposta, a assessoria jurídica do médico Flávio Cadegiani diz que, “o que se verifica no comunicado é que a UNESCO foi induzida a erro por declarações tendenciosas, por informações inverídicas e distorcidas fornecidas pela CONEP, decorrentes de vazamentos ilegais, as quais são objeto de investigações pelos órgãos de controle e pela Justiça Federal. Portanto, é certo que as manifestações da UNESCO estão baseadas em premissas falsas, em narrativas.”

Congresso em Foco

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf