Vereadora trans é uma das pessoas mais influentes do mundo
Foto: Nelson Almeida/AFP
A vereadora de São Paulo Erika Hilton (PSOL) recebeu o prêmio Most Influential People of African Descent (Mipad), apoiado pela ONU, que reconhece as pessoas negras mais influentes do mundo.
A parlamentar foi a única brasileira agraciada na categoria “Política e Governança”. Ao seu lado estão outras 24 figuras públicas de países como Nigéria, Estados Unidos, Gana, Austrália, México e Canadá.
“Ser a única política brasileira entre as cem pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo, representando um país em que mais da metade da população se identifica como negra é, ao mesmo tempo uma denúncia e uma responsabilidade gigante”, afirma a vereadora à coluna.
“Nossa política ainda não tem a cara do nosso povo. Mas esse processo de enegrecimento da representação política é inevitável e incontornável. Espero que muitas e muitos outros se postulem a esses espaços, no futuro, para que sejamos regra, e não exceção”, segue.
A honraria também premiou brasileiros como a cantora Margareth Menezes, os atores Taís Araujo e Lazáro Ramos, a diretora-presidente da Spcine, Viviane Ferreira, o influenciador Ad Junior, o economista e ex-BBB Gil do Vigor e o fundador da ONG Gerando Falcões, Edu Lyra.
Aos 28 anos, Erika Hilton é a primeira mulher transgênero a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo. Em 2020, ela foi a sexta mais votada da Casa, com 50.508 votos. Atualmente, a parlamentar preside a CPI da Violência Contra Pessoas Trans.
Veja, abaixo, a lista completa do prêmio Most Influential People of African Descent deste ano:
mipad-announcement-2021-online-version
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf