Alemanha pode vir a obrigar população a se vacinar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Michael Kappeler/AFP

A chanceler alemã, Angela Merkel, alertou nesta segunda-feira 22, que a situação da Covid-19 na Alemanha “será pior do que tudo o que vimos até agora”. Segundo ela, a atual evolução de casos e a baixa vacinação são a causa do problema no país, e mesmo as atuais medidas restritivas “não são suficientes diante da situação dramática” causada pela nova onda de infecções pelo novo coronavírus. Merkel deu as declarações durante um encontro de dirigentes de seu partido, União Democrata Cristã (CDU).

Ela defendeu restrições mais severas para tentar conter o avanço da doença no país já que muitos hospitais estão sobrecarregados e não suportarão a demanda por leitos. Segundo a chanceler, os cidadãos alemães “parecem não ter entendido que apenas a vacinação não é o suficiente para conter o surto.”

No encontro, ela pediu aos 16 estados do país – que têm autonomia sobre os sistemas de saúde – que implementem medidas mais rígidas ainda esta semana. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, também voltou a pedir que os alemães se vacinem com urgência. “No final do inverno, quase todo mundo na Alemanha provavelmente estará vacinado, recuperado ou morto”, disse, em entrevista coletiva. “A imunidade será alcançada. A questão é se é por vacinação ou infecção, e recomendamos empaticamente o caminho por meio da vacinação”, alertou o ministro.

O país não consegue aumentar a taxa de imunizados para além de 68% da população, um dos índices mais baixos da Europa Ocidental. Por conta disso, políticos alemães discutem a possibilidade de tornar a vacinação contra a Covid-19 obrigatória. Membros do partido conservador de Angela Merkel declararam que tanto o governo federal quanto os estaduais devem implementar a obrigatoriedade da imunização em breve. Um porta-voz do governo da chanceler, porém, afirmou que essa decisão “não será tomada por este governo.”

Na última semana, a Alemanha registrou mais de 65 mil casos em 24 horas. Nesta segunda-feira, a taxa de incidência de sete dias foi de 386,5, ou seja, bateu o recorde. Desde o início da pandemia em março 2020, o país notificou 5,35 milhões de contaminações por coronavírus e 99.062 mortes em decorrência da doença.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf