Bolsonaristas fizeram Bolsonaro repensar filiação ao PL

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ O Globo

A indefinição sobre a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao PL, de Valdemar da Costa Neto, ainda divide a opinião de seus apoiadores nas redes sociais. De acordo com um levantamento da Arquimedes em publicações sobre o tema no Twitter, entre domingo (14) e esta segunda-feira (15), os bolsonaristas representam a minoria na discussão sobre o assunto e reforçam a necessidade do presidente avaliar a entrada no partido, uma vez que a sigla tem alianças com desafetos conhecidos de Bolsonaro e aliados.

Foram identificadas 23 mil publicações no Twitter sobre o tema nos dois dias pesquisados. Bolsonaristas representaram minoria no debate e evitaram se posicionar. De acordo com os tuítes analisados, os militantes alertam para o fato de que, caso a filiação se concretize, outros aliados com pretensões políticas devem seguí-lo para o PL.

O empresário Otávio Fakhoury, presidente do PTB em São Paulo, chegou a se manifestar contrário à filiação, apontando para a relação entre o PL e o governador de São Paulo, João Doria.

A filiação que estava confirmada para o próximo dia 22 foi adiada neste domingo. O PL divulgou nota confirmando o cancelamento. De acordo com o texto, a decisão foi tomada “de comum acordo” entre Bolsonaro e o presidente da legenda, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, “após uma intensa troca de mensagens na madrugada”.

O presidente enfrenta a resistências de setores do próprio partido. Parlamentares de oposição ao governo já falam em deixar a legenda, enquanto diretórios estaduais tentam assegurar a autonomia para manter acordos regionais e acenam a adversários do titular do Palácio do Planalto. A maior resistência está no Norte e Nordeste.

Enquanto os apoiadores pedem calma ao presidente na definição do novo partido, a oposição comemora a indefinição e a discussão entre Bolsonaro e Valdemar. As publicações da oposição sobre o assunto representam 79,5% do debate, com destaque para a oposição ampla (vermelho, 62%). Com 17,5%, perfis de fora do debate político do dia-a-dia também repercutiram negativamente o episódio.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf