Bolsonaro já controla o STJ

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

No dia 29 de abril do ano passado, ao empossar André Mendonça como ministro da Justiça no lugar de Sérgio Moro, o presidente Jair Bolsonaro distinguiu João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça, com uma saudação especial.

Sobre Hamilton Mourão, ainda em paz com ele, Bolsonaro disse sentir-se honrado em tê-lo como vice-presidente. Hoje, os dois estão separados. Referiu-se a Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, como “prezado”. Hoje, Toffoli afastou-se dele.

Gilmar Mendes foi tratado como “senhor”, embora lembrado como “homem que por vezes o Executivo [ele, Bolsonaro] precisou e que não se furtou a dar seu voto em prol do Brasil”. Bolsonaro não resistiu a derramar-se em elogios a Noronha ao vê-lo na cerimônia.

“Confesso que a primeira vez que o vi foi amor à primeira vista. Me simpatizei com Vossa Excelência. Temos conversado com não muita persistência, mas as poucas conversas que temos o senhor ajuda a me moldar mais para as questões do Judiciário.”

A recíproca é verdadeira. Desde então, Noronha tornou-se o mensageiro de notícias só boas para Bolsonaro. Deu-lhe a primeira em 7 de julho daquele mesmo ano, ao conceder prisão domiciliar para Fabrício Queiroz e sua mulher, Márcia Oliveira.

Queiroz havia sido preso na casa de Frederick Wassef, advogado de Bolsonaro, escondido no interior de São Paulo. Fugia do Ministério Público do Rio, que queria interrogá-lo sobre o caso da rachadinha ao tempo em que Flávio Bolsonaro era deputado.

Wasseff, hoje, ainda advoga para a família Bolsonaro. Em junho último, ele se escondeu no banheiro feminino do Senado depois de bisbilhotar uma sessão da CPI da Covid. Queiroz está livre e serelepe. Já participou de manifestações bolsonaristas no Rio.

Há três meses, Noronha fez Bolsonaro feliz com a decisão de suspender o processo da rachadinha. E outra vez, há três dias, ao decretar que a investigação da rachadinha só andará com uma nova denúncia que não use as provas apresentadas pela primeira.

Começar de novo – é tudo o que resta para o Ministério Público do Rio. Mesmo que comece é remota a possibilidade de que uma nova denúncia fique pronta antes do fim do mandato de Bolsonaro. Amigo é para essas coisas, quanto mais um amor…

Por segurança, a partir de agora, Noronha passou a ser o relator de todos os casos envolvendo a rachadinha no STJ. Significa que qualquer recurso contra o processo no STJ terá o primeiro voto conduzido por Noronha. E Bolsonaro ainda se queixa da vida.

Um recurso do Ministério Público do Rio contra as decisões do STJ está parado no Supremo Tribunal Federal há 16 meses – mais especificamente na Segunda Turma. Entrou em pauta duas vezes, mas foi retirado a pedido da defesa de Flávio.

Só quem pode incluí-lo no calendário de julgamento é o presidente da Turma, ministro Nunes Marques, que deve sua nomeação a Bolsonaro. Nunes Marques diz que só poderá fazê-lo se o relator, Gilmar Mendes, pedir. Gilmar está calado.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf