Bolsonaro não conseguirá atrair investidores

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: EVARISTO SA

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) embarcou na manhã da última sexta-feira (12/11) em agenda por países do Golfo Pérsico. Um dos compromissos do mandatário é o pavilhão do Brasil na Expo 2020, uma mini feira anual que reúne em stands as principais características de cada país, como cultura, culinária e história. O chefe do Executivo vai passar pelos Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrein, onde se reunirá com autoridades internacionais e empresários, antes de retornar ao Brasil no dia 17 de novembro.

A viagem do presidente pode até atrair investimentos. Mas não, especificamente, por consequência de especial convencimento técnico do público-alvo. Na análise do economista Cesar Bergo, sócio-consultor da Corretora OpenInvest, “o Brasil é um celeiro de oportunidades e os especialistas que estão do outro lado já identificaram isso. Simples”. “Essa vai ser, na verdade, mais uma ação política com vistas à reeleição. Para se valer lá na frente de negócios que seriam fechados por qualquer um que estivesse no poder. Pela qualidade dos interlocutores, já se percebe quem, na verdade, concordou em receber o chefe da nossa nação. Foi o que sobrou”, ironiza.

Apesar de isolado – sem aparente apoio do mundo civilizado -, e sem uma política ambiental que atraia países como Estados Unidos, França e Alemanha, há setores estratégicos que o investidor está de olho, diz Bergo. Entre as áreas mais sensíveis estão a de energia (eólica, fotovoltaica, hidrelétrica), agropecuária (soja, milho e proteína animal), com foco em produção de fertilizantes, e mineração. “Não dá para negar que o Brasil é rico em recursos naturais. E todos sabem que o petróleo não vai durar para sempre. As alternativas estão aqui”, reforça Bergo.

Para Paulo Roberto de Almeida, ex-diretor do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IPRI), apesar de Bolsonaro tentar cooptar investidores para o Brasil, é provável que não tenha muito sucesso. “Os jornais internacionais apontam que a parte fiscal no Brasil tem uma desvalorização enorme. Não é nem pela desvalorização da moeda, mas a incerteza sobre os rumos da economia brasileira, e também as ameaças de calote, uma dívida pública enorme. Isso mostra que o Brasil pode ser incapaz de honrar seus compromissos. Além disso, o país perdeu muito investimento direto e nossa situação não inspira atratividade para investimento estrangeiro. Esses caras são muito ricos e não gostam de perder. Eles têm grandes conselheiros financeiros internacionais para ficarem de olho no que acontece em outros países”, avalia.

Correio Braziliense  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf