Bolsonaro queria tema “mais tranquilo” em redação do Enem

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quarta-feira (24/11) que se pudesse interferir na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o tema da redação seria “mais tranquilo”. A declaração ocorreu durante entrevista gravada ao ISTV.

“Melhorou. Não é o que eu queria ainda, né. Acusaram a mim e ao ministro Milton de ter interferido no Enem. Se eu pudesse interferir, não teria questão ideologizada ali. Pode ter certeza que não ia ter. E o tema da redação seria mais tranquilo. Pouca gente ia saber o que é invisível, né. Invisível é o pessoal que foi obrigado a ficar em casa e não tinha ganhos. Então fomos obrigados a pegar provas de um banco que o percentual é modificado ano após ano”, alegou. O assunto do exame deste ano tratou sobre ‘invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’.

O chefe do Executivo usou de ironia, repetiu que gostaria de “mexer” nas questões, negou Golpe militar em 64 e disse que é preciso “começar a mostrar a história verdadeira”.

“Até me acusaram de querer fazer perguntas sobre ditadura militar. Eu queria, sim, se eu pudesse interferir, eu ia falar: Faz uma pergunta aí: “Quem foi o primeiro general ditador do Brasil?”. “Foi Castelo Branco”. Todo mundo concorda, tá ok? “Ditador”. O pessoal fala, tá na moda. “Que dia ele assumiu?” Se eu botasse 31 de março… Para você em casa quando Castelo Branco assumiu? Em março? 1 de abril, 2 de abril de 64 ou 15 de abril de 64? Eu tenho certeza que 95% no mínimo ia errar. Castelo Branco assumiu 15 de abril depois que o Congresso votou o nome dele a luz da Constituição de 47. Está tudo nos conformes”, disse.

“Quem cassou João Goulart foi o parlamento brasileiro, não foi um militar. Porque golpe é meter o pé na porta, prende o cara, mata, extradita. Nada disso aconteceu. Então é a gente começar a mostrar a história, a verdadeira. Mostrar para o povo como é que começou a história. Teve coisa errada? Teve. Até nós cometemos erro em casa por que que um governo não pode cometer um erro?”, completou.

Mais cedo, em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente teceu fala semelhante e afirmou que quer “começar a história do zero” nas escolas ao relembrar a ditadura militar.

“Acusaram a mim e ao ministro (da Educação, Milton Ribeiro) de interferir no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se eu pudesse interferir, pode ter certeza que a prova estaria marcada para sempre. Teriam questões objetivas de fato. Saiu na imprensa que eu queria questão de ditadura militar. Não vou discutir sobre ditadura militar, mas colocaria, sim, uma questão se pudesse: ‘Quem foi o primeiro general a assumir em 1964?’ Foi Castelo Branco. ‘Em que data?’ Eu duvido que a impressa ia acertar. Eu acho que o pessoal da imprensa ia errar, acho não, tenho certeza. O que eu quero com isso não é discutir o período militar, é começar a história do zero”, disse.

Correio Braziliense

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf