Bolsonaro se gaba por economia e combate à covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/ Agência Senado

O desejo do presidente Jair Bolsonaro de usar a PEC dos Precatórios para dar reajuste salarial aos servidores públicos não deve ganhar força no Senado. A avaliação é dos próprios governistas envolvidos na negociação. Segundo parlamentares da base do governo, a ideia não tem chance de prosperar.

Em caráter reservado, os parlamentares alinhados com o Palácio do Planalto argumentam que não há espaço fiscal suficiente para mais esse gasto. Além disso, dizem, a pressão no Senado é justamente para diminuir o espaço fiscal e não ampliá-lo.

O assunto veio à tona porque o próprio presidente Jair Bolsonaro disse, ontem, em Dubai, que o Senado poderia conceder o aumento para os servidores como parte do esforço para aprovar a PEC. Bolsonaro não especificou a qual categoria estaria se referindo, mas interlocutores admitem que o aceno do presidente é voltado aos policiais.

Outra ideia que começou a circular, nos bastidores, é utilizar o espaço fiscal excedente para prever recursos para a compra de vacinas em 2022. O Valor apurou, no entanto, que essa ideia é rejeitada pelo governo. A ideia do Executivo é usar o crédito extraordinário para a compra de imunizantes no ano que vem.

Neste contexto, o relator da PEC dos Precatórios, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), buscou apoio da equipe econômica, nesta terça-feira, para tentar reverter a resistência de alguns senadores ao projeto. Bezerra marcou uma reunião entre o secretário do Tesouro, Esteves Colnago, e parlamentares que já apresentam propostas alternativas à PEC.

O grupo está reunido neste momento no gabinete do senador José Aníbal (PSDB-SP), autor de um dos projetos que concorrem com o texto governista. Estão participando do encontro Bezerra, Colnago, Aníbal, os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), além de outros técnicos.

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf