Bolsonaros prestam serviços a redes sociais ligadas à Trump

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos / Presidência da República

Os governos do ex-presidente americano Donald Trump e Jair Bolsonaro (sem partido) assinaram pactos para aumentar o comércio entre os países em diversas áreas. Agora, uma nova classe de empresas americanas amplia seu interesse sobre o Brasil: as redes sociais conservadoras.

Segundo destacou reportagem do jornal The New York Times (NYT), Gettr e Parler, “dois clones do Twitter”, crescem rapidamente no Brasil ao prometer uma abordagem direta para as pessoas que acreditam que o Vale do Silício estaria censurando vozes conservadoras. Um de seus adeptos de maior destaque é o presidente Bolsonaro.

O presidente-executivo da Gettr, Jason Miller, é o ex-porta-voz de Trump. Ele disse ao jornal americano que a atividade do presidente Bolsonaro e de seus filhos em seu site foi um grande impulso para os negócios. O aplicativo de quatro meses já tem quase 500 mil usuários no Brasil, ou 15% de sua base de usuários, o segundo maior mercado depois dos Estados Unidos. Gettr agora passou a anunciar em canais conservadores do YouTube no Brasil.

— Identifiquei o Brasil desde o primeiro dia — disse Miller ao NYT.

O Parler também afirma que o Brasil é o seu segundo mercado. Ambas as empresas patrocinaram o CPAC (Conservative Political Action Conference), maior evento conservador do mundo, no Brasil. “Não podemos permitir que eles nos silenciem”, disse Candace Owens, a analista conservadora, em um vídeo lançando o Parler no CPAC.

Empresas como Gettr e Parler podem ser cruciais para o presidente Bolsonaro, de acordo com o New York Times. Como Trump, Bolsonaro construiu seu movimento político com as mídias sociais. Mas agora o Facebook, o YouTube e o Twitter estão policiando de forma mais agressiva o discurso de ódio e a desinformação.

Eles bloquearam Trump e começaram a reprimir o presidente Bolsonaro. No mês passado, o YouTube suspendeu por uma semana o canal do presidente brasileiro, e o Facebook tirou do ar uma transmissão ao vivo, depois que ele sugeriu falsamente que vacinas contra o coronavírus poderiam causar AIDS.

Em resposta, o presidente Bolsonaro tentou sem sucesso proibir as empresas de remover certas publicações e contas. Agora, ele orienta seus apoiadores a segui-lo em outros lugares, incluindo Gettr, Parler e Telegram, um aplicativo de mensagens baseado em Dubai.

E ele provavelmente terá em breve outra opção. No mês passado, Trump anunciou que estava começando sua própria rede social. A empresa que financia seu novo empreendimento tem como sócio e um dos diretores o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), aliado de Bolsonaro.

Segundo o “New York Times”, a adoção dos métodos de Trump adicionam combustível a uma caixa de pólvora política no Brasil e pode se revelar desestabilizadora em um país com um histórico de violência política e regime militar. A reportagem do jornal americano destaca que, em comparação com os EUA, as instituições da democracia brasileira são mais recentes e frágeis.

Ainda de acordo com o New York Times, em grupos do WhatsApp de apoiadores de Bolsonaro recentemente começaram a circular o trailer de uma nova série do apresentador da Fox News, Tucker Carlson, que simpatiza com o motim ocorrido em 6 de janeiro no Capitólio,após a derrota de Trump. Os Estados Unidos, que são uma democracia há 245 anos, resistiram a esse ataque. O Brasil aprovou sua constituição em 1988, após duas décadas sob uma ditadura militar.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf