Censura faz Marighella bater outras estreias no país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Dois anos e muitos adiamentos depois de estrear no Festival de Berlim, em 2019, a cinebiografia Marighella chegou aos cinemas brasileiros na semana passada, e arrecadou 1,98 milhão de reais, segundo dados divulgados pela Comscore. Exibido em cerca de 300 salas em todo o Brasil, o filme levou quase 100.000 pessoas aos cinemas entre a pré-estreia, no dia 2, e o domingo, 7, estabelecendo-se como a melhor bilheteria de uma estreia nacional do ano.

No apanhado geral, Marighella ocupa a quarta posição no ranking da semana, que sou 26,73 milhões de reais no geral, puxado pelo lançamento de Eternos — filme da Marvel que destronou Venom 2 como a melhor estreia da pandemia, com 19,96 milhões entre 4 e 7 de novembro. Ficam ainda a frente de Marighella o próprio Venom 2, agora na segunda posição, e a animação A Família Adams 2.

Envolto em um imbróglio complicado com a Ancine e rodeado de acusações de censura, o longa narra a história do guerrilheiro Carlos Marighella — principal líder da luta armada contra a ditadura — e chegou aos cinemas com uma áurea pop. A produção marca a estreia de Wagner Moura como diretor e alvoroçou os dois lados da polarização política que assombra o país: de um lado, eleitores de Bolsonaro promovem um boicote ao filme, na tentativa de minar seus ganhos. Do outro, motivados pelo tom político do roteiro e/ou pelas acusações de censura contra a obra, opositores do presidente fizeram do filme a melhor bilheteria de um longa nacional desde o início da pandemia.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf